Realcafé Solúvel do Brasil, através do Café Cafuso, juntamente com a Ueshima Coffee Co. Ltd e Ueshima Coffee Co. Europa Ltda, maior e mais tradicional grupo de torrefação de café do Japão, desde 2001 promovem o Prêmio de Qualidade Cafuso-UCC para os cafés das montanhas do Espírito Santo.

O concurso valoriza os produtores rurais capixabas que, com muita dedicação, vêm atingindo padrões internacionalmente reconhecidos, de forma sustentável e socialmente responsável.
O objetivo do concurso é identificar e premiar os melhores cafés da variedade arábica produzidos nas montanhas capixabas, como forma de incentivar os produtores a buscar constantemente a melhoria da qualidade do café, meio mais eficaz para conquistar novos mercados e atender à crescente demanda por produtos diferenciados.

Os produtores mais bem colocados, além de receberem prêmios em dinheiro, têm seus cafés exportados para o Japão e ainda são cadastrados como fornecedores preferenciais para a composição do “blend” das linhas especiais do Cafuso Premium, Cafuso Espresso, Nero e Rosso.

No último dia 30 de outubro foram definidos e divulgados os 20 finalistas do concurso. Com isso, as amostras foram retiradas e encaminhadas ao CETCAF – Centro Tecnológico do Café – onde serão cadastradas, codificadas e posteriormente descaracterizadas para serem submetidas à análise e classificação dos árbitros imparcialmente.

A premiação, que acontecerá no dia 14 de novembro no município de Venda Nova do Imigrante, quando a classificação final, entre o 1° e o 20° colocado será anunciada.

Os arbitros qualificados são: Ayaka Fujii Assistente de Qualidade da UCC – Japão; Edison Chaves Cazado Controlador de Qualidade da UCC – Brasil; Eliana Relvas de Almeida Consultora para Cafés do Grupo Pão de Açúcar; Evair Vieira de Melo Coordenador Chefe dos árbitros do Concurso Cafuso-UCC; Felipe Souza Degustador de café – Sócio Fundador da Have a Coffee (OBA!); Georgia Franco de Souza Degustadora de café – Sócia Fundadora da Lucca Café; Katherine McCarthy Coordenadora de Qualidade de café da UCC- Europa; Marco Suplicy Degustador de café – Fundador da Suplicy Cafés Especiais; Pranoto Soenarto Degustador de café – Membro do Conselho da kapal Api Global – Indonésia; Roberto Ohnesorge Coordenador de Classificação da Tristão Cia de Comércio Exterior; Samarone de Deus Tomaz Coordenador de compras da Tristão Cia de Comércio Exterior, filial Varginha/MG; Thereza Cristina Viola Assistente de qualidade da Tristão Cia de Comércio Exterior.

About The Author

Related Posts