Nosso trabalho é de escolher bons cafés, mas um critério importante sempre é valorizar o produtor e seu trabalho. E dessa vez não foi diferente!

Laerte Carlos Venturim é o produtor de Junho 2016 com seu café de 88 pontos produzido em Taquarassu – Vargem Alta – ES. Suas variedades de Catuaí plantadas em uma altitude de 900 metros são algumas das mais reconhecidas da região.

img_4360-1024x576

Além de muito bom, o que faz o café do Laerte ser especial?
Aqui cada parte do processo é importante. O Laerte é um Coffee Lover, como nós. A diferença é que a paixão dele é grande em cada passo que faz, até o café chegar a nós. Uma coisa é certa: esse café é muito bem cuidado, desde a adubação até nossa xícara, por uma figura bem querida na região.

Assim foi  nossa visita:
Chegamos por volta de 8 da manhã e encontramos Laerte no galinheiro de sua propriedade, dando comida para as aves. Ele nos explicou que isso é como um ritual da manhã, onde ele pensa no que irá fazer durante o resto do dia. Somente depois ele passa às coisas mais sérias: o café.

Sabendo que estávamos lá para retratar seu dia a dia na roça, Laerte ficou entusiasmado, e viu a oportunidade de agregar valor ao seu produto,  ficando mais à vontade na frente da câmera para contar tudo para nós.

img_4341-1024x576

Todos em Taquarassu conhecem o Laerte, uma pessoa com muita energia, carismática e apreciadora das coisas simples da vida (ele não dispensa aquele bolinho de chocolate para acompanhar seu café de todos os dias). A identificação com a cidade é tanta que o produtor nos recebeu com a camisa 10 do time local, e haja paixão pela cidade! Contou-nos também (e pudemos confirmar com os próprios olhos!) uma coisa engraçada: ele tem uma segunda sombra. Melina, sua cadela e parceira de todos os momentos, o segue para todos os lados. Não importa aonde ele vá. Uma sombra que ele adora, e nos ajuda a entender sua felicidade.

Nesta visita a sua lavoura seus cafés ainda não estavam totalmente maduros. Muitos ainda estavam verdes e sua colheita só deve ficar pronta em alguns meses. Aguardamos ansiosos, pois estamos falando de um lugar bem especial, com diversas lavouras ao seu redor.. e, é claro, um café daqueles!

screen-shot-2016-06-09-at-4-17-21-pm

Antes de irmos embora, perguntamos ao Laerte se ele tem um sonho. E sabe o que ele disse?
“Queria incentivo do governo para aumentar a produção e melhorar a condição de vida na roça, que não é fácil!”

Vamos valorizar nossos produtores! Esse é o nosso trabalho e amamos o que fazemos!

Quer fazer parte desse movimento?

Screen Shot 2018-02-18 at 14.14.26

About The Author

Related Posts