Este mês, o Have a Coffee foi até o Alto Jequitibá (MG), atrás de um café pra lá de especial. Na fazenda Vargem Grande, o produtor Renato Assunção Santos, de 24 anos, mudou a história da sua terra depois de trabalhar em uma cafeeira em 2010 e trazer um novo conhecimento para dentro da lavoura de seu pai Alípio, produtor à 40 anos. Bem instruído, Renato apresentou ao pai um novo mercado: O mercado do café especial!

No início, Alípio custou a acreditar na mudança, mas Renato insistiu, aprofundou sua pesquisa na área, e pouco a pouco foi colocando o conhecimento em prática. Assim, pai e filho viram a qualidade e o valor do seu produto crescer e começaram a enxergar a lavoura como empresa.

02

O reconhecimento e a valorização do café da Fazenda Vargem Grande não veio à toa. Graças a profunda experiência que Renato conquistou, sua produção foi se tornando cada vez mais especial:

  • Mudaram o manejo na propriedade desde o plantio
  • Trabalham de forma bem artesanal
  • Não usam agrotóxicos
  • Adotaram a colheita seletiva
  • Fermentação no balde
  • Capricham na secagem natural em terreiro de cimento e secador de caixa a vapor
  • Além de transportar o café de forma adequada em todas as etapas do processo

Diferente da maioria dos produtores de café especial das regiões de Minas e Espírito Santo, a fazenda Vargem Grande não sofre com mão de obra e nem com o clima. Sua altitude à 1400m favorece a maturação dos grãos.

03

Renato participa de cupping (prova de café) e concursos diversos com seu café especial. Hoje, tem plena consciência do valor do produto que tem, torra seu próprio café e vende para todo o Brasil o grão torrado e/ou verde. Eles veem o resultado de cuidar de cada detalhe do processo, e buscam fazer cada vez melhor. Bom pra nós! 🙂

Ainda não é assinante do clube?

Screen Shot 2018-02-18 at 14.16.27

About The Author

A redação Have a Coffee faz a produção e curadoria do conteúdo direto da origem. Buscamos e tratamos conteúdo fresquinho sobre café para os apaixonados por café como nós.

Related Posts