Mantendo a tradição dos últimos 3 anos, a premiação Coffee Of The Year coroou novamente a região do Alto Caparaó. O prêmio que estava por dois anos nas mãos do produtor Clayton Barrosa da Fazenda Ninho da Águia, agora está com a família Abreu Lacerda.

O Have a Coffee orgulhosamente apresenta-lhes o Sítio Forquilha do Rio, situado no município de Espera Feliz, gerido por Onofre de Abreu Lacerda.

Em 2009, com a baixa do preço do café, a família Lacerda optou por investir na produção de cafés especiais e, a essa altura, eles não tinham ideia do que estava por vir. Como bons apaixonados por café que são, sempre cuidaram da qualidade e por isso produzem de maneira especial desde o plantio até a tulha. Descascam o café o mais rápido possível para manter a qualidade do fruto, conservam os terreiros e estufas sempre limpos e armazenam em tulhas devidamente preparadas, o que garante toda a riqueza do café, mesmo depois de armazenado. Hoje, a fazenda tem sua linha de produtos e torra seu próprio café, pelas mãos da mestra de torra, Altilina, esposa de Afonso Lacerda.

O Sítio fica situado em uma unidade de conservação ambiental e a família honra com o este compromisso mantendo as águas limpas, reflorestando as nascentes que existem na propriedade e sempre estabelecendo esta relação de muito respeito ao meio ambiente. É bom demais pra ser verdade!

Este ano, Afonso recebeu o prêmio de melhor café do ano no concurso “Coffee Of The Year 2016” na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte. Uma votação onde os melhores cafés são provados pelo público às cegas. Foram mais de 170 lotes diferentes, e olha o resultado aí:

03

Prêmio mais do que merecido, fruto de uma produção feita com muito carinho, dedicação e cooperação. Nesta safra, Alexandre Lacerda, irmão de Afonso, teve um problema no braço e a comunidade se mobilizou para ajudar na colheita: juntaram vinte e duas pessoas e foram passar o sábado colhendo café. Um exemplo de amizade e comunidade!

05

Perguntamos a Afonso se ele gostaria de ver algo acontecendo no futuro, e sabe o que ele nos respondeu? Gostaria de ver o reconhecimento do seu trabalho, oferecer qualidade de vida para a família e ver o Caparaó sendo reconhecido mundialmente pela produção de cafés especiais. O Have a Coffee tem muito orgulho em apoiar o sonho do Afonso e da família Lacerda, e dividir este café maravilhoso com vocês. Valorize o pequeno produtor sempre!

04

Quer receber os melhores cafés?

Screen Shot 2018-02-18 at 14.14.26

 

About The Author

Related Posts