A Fazenda Santa Clara é pioneira na produção de café fully washed (lavado), um método de lavagem de café extremamente cuidadoso, que garante um produto final sem impurezas. Todo processo é feito com reaproveitamento de insumos, respeitando o meio ambiente e uma boa pitada de inovação. Os grãos são colhidos ainda maduros, da lavoura seguem para uma via úmida inovadora criada pelo próprio Edmar. O café é lavado e despolpado em um circuito fechado que utiliza cinco vezes menos água que as técnicas usuais. Feito isso, passa doze horas na caixa de degoma, alguns processos de fermentação (induzida e controlada) e depois vai para a secagem, etapa em que a fazenda dispõe de 4 métodos diferentes: estufa terreiro suspenso, estufa terreiro de cimento, secador à gás e secador a lenha.

02

Um grande produtor de olho no mercado interno e externo de café especial, Edmar Zuccon tem uma lavoura de 1 milhão de arvores de café, são 300 hectares de terra, uma produção média de 2 mil sacas de café e 20% especial ano. Ele vende para Brasil, Alemanha, Itália, Estados Unidos e Holanda. É o único produtor a exportar como pessoa física, sem intermediários, o que otimiza o controle de qualidade de origem e chegada dos lotes.

04

O que encontramos na Fazenda Santa Clara foi uma aula de como preparar uma estrutura praticamente completa para o café chegar à sua xícara. Um produtor diferenciado que cuida pessoalmente de cada processo de produção. Lá é tudo separado nos seus devidos lugares. Edmar além de produzir, identifica cada lote e avalia em seu próprio laboratório. Ele cuida do pós colheita, do trato cultural da nutrição da planta, fuso sanitário e vê a produção como um todo. Está há 35 anos no mercado de cafés e foi quem começou esse novo estágio da fazenda em 2010. Ivone, sua esposa, é mestre de torra há três anos e responsável pelo controle de qualidade da colheita até a via úmida. Ela colhe com um grupo só de mulheres. Seu filho Bruno é Q-grader, cuida da parte de controle de certificações, boas práticas e foi quem escolheu e fez questão de colocar o café da família no clube esse mês de Dezembro. Isso mesmo: escolhido e avaliado pelo produtor.

03

Perguntamos para Edmar o que ele esperava do futuro e, sem hesitar, ele nos contou: “Quero que chegue a 50% o consumo de café especial no Brasil, que hoje é de 8%”. O nosso produto bom vai embora, mas o Have a Coffee segurou um lote mais do que especial pra você! Vamos valorizar e consumir o produto bom, afinal é nosso.”

Encerramos o ano com uma produção exemplar, nomeada entre as 50 melhores propriedades de café do Brasil, Fazenda Santa Clara deixa sua marca no Have a Coffee.

Quer provar cafés incríveis no conforto da sua casa?

Screen Shot 2018-02-18 at 14.14.26

About The Author

A redação Have a Coffee faz a produção e curadoria do conteúdo direto da origem. Buscamos e tratamos conteúdo fresquinho sobre café para os apaixonados por café como nós.

Related Posts

Leave a Reply