O rótulo do seu café vem com informações muito preciosas, você sabe o que cada uma delas significa e como interpretá-las?

Vamos falar sobre as informações presente no rótulo e como cada um influencia no seu produto final. Vamos conhecer o que está dentro desse pacotinho?!

As primeiras informações

  • Nome do sítio/fazenda aonde aquele café é produzido.
  • Cidade e estado onde está situado
  • Nome do produtor responsável pela lavoura

Os três itens a seguir falam sobre o processo de produção do café, são eles:

Tipo

O café Arábica é usado para a produção do café especial e, dentro desta variação, existem seus subtipos, definido neste item, como: catuaí, caturra, catucaí, bourbon, acaiá, entre outras. Cada variedade possui diferentes características de sabor e cuidados na sua produção.

Processo

Depois de ser colhido, seu café passa por um processo de secagem que pode ser feito de diferentes maneiras: Natural, descascado, despolpado (ou lavado) e desmucilado. Cada processo tem suas vantagens e desvantagens para as condições locais (como clima, altitude etc) e influencia diretamente na qualidade e no custo do produto final. É uma das etapas mais delicadas da produção por estar sujeita a influência de vários fatores do meio.

Altitude

A altitude é um fator determinante na temperatura e na incidência de chuvas locais que, por sua vez, influencia diretamente na produção do café. É comum que os cafés especiais sejam cultivados acima de 800m, devido às temperaturas mais amenas, e a quantidade de chuva e sol no local, que influenciam na acentuação do sabor, doçura e acidez desenvolvidos na maturação lenta do fruto. Muito embora, é possível encontrarmos produções de alta qualidade em diferentes altitudes.

Secagem

Aqui é comunicado onde acontece a secagem, uma etapa delicada da produção devido ao seu alto custo operacional. Uma desidratação bem feita, preserva os componentes químicos do café essenciais na expressão de suas características. Os tipos de secagem são: natural, terreiro e terreiro suspenso, secador mecânico, estufa.

Secagem em terreiro

Secagem em terreiro

A partir de agora, os itens presentes na label falam sobre as características mais importantes da bebida. São eles:

Corpo

É a sensação de densidade, peso e textura do café, que pode variar entre leve, médio e intenso (e ainda ter variações dentro de cada tipo). Muitas vezes uma torra mais clara pode resultar em um corpo mais delicado. Você pode compreender a diferença de corpo de uma bebida para outra descansando o café sobre a língua. Um exemplo claro de bebidas com diferentes densidades são a água e o leite.

Doçura

Os cafés especiais apresentam uma doçura mais acentuada devido aos grãos colhidos no ponto ideal (nem verdes nem extremamente maduros) e a delicadeza da torra que acentua o sabor da bebida, ao invés do amargor e o gosto de queimado, muito comum nos cafés de baixa qualidade. Pode variar entre baixa, média e alta e é comumente percebida na ponta da língua.

Acidez

O café de qualidade é normalmente marcado por um sabor mais fresco e cítrico, onde mora o grau de acidez da bebida. É responsável por estimular as papilas da sua língua o que ajuda na percepção do sabor do café.

IMG_6927

Mesa de cupping, onde cada item é avaliado

Notas

As notas são características de sabores e aromas similares percebidas naquele café. Muitos confundem pensando que o café é produzido com estes elementos em sua composição. Nada disso! As notas são apenas referências.

Agora que você já sabe o que cada item significa, aproveite para ficar atento e apurar seu paladar para perceber cada elemento presente no seu café. É assim que você se torna, cada vez mais, um especialista no assunto. No clube, você tem a oportunidade de experimentar um café diferente todo mês e ser surpreendido por sabores desconhecidos. É uma verdadeira escola para todo coffee lover. 

Ainda não é assinante?

Screen Shot 2018-02-18 at 14.16.27

About The Author

A redação Have a Coffee faz a produção e curadoria do conteúdo direto da origem. Buscamos e tratamos conteúdo fresquinho sobre café para os apaixonados por café como nós.

Related Posts