Por trás das informações técnicas do seu café especial, existe um profissional que avalia e classifica cada lote individualmente. Este “avaliador de cafés” recebe o título de provador ou Q-Grader.

O que é um Q-grader?

É um provador de cafés especiais, controlados e profissionalmente treinados pelo CQI (Coffee Quality Institute). É a partir desta avaliação que se obtém informações específicas como pontuação, corpo, acidez, doçura de um café e as referências de sabores como frutas, cereais temperos entre outros.

Como funciona o trabalho do avaliador de cafés?

Em breve publicaremos aqui uma entrevista que fizemos com um profissional.
Cupping-1

Como se forma para ser um avaliador de cafés?

Para receber o certificado de Q-Grader, é preciso passar por uma série de testes desenvolvidos pelo Coffee Quality InstituteSão 22 provas aplicadas durante 5 dias. Existem diversos cursos de treinamento para estes exames que abordam temas como conhecimento de todas as etapas da produção do café, testes de habilidade sensorial, teste olfativo, teste de triangulação, teste de ácidos orgânicos, identificação de amostras de torras, café verde, teste de torra e testes de xícaras.

“Tenho que admitir que se tornar um q-grader  é difícil, mas esta é mais uma boa razão para aplicar para o curso e teste de q-grader. Sou filho de fazendeiro, toda minha família e parentes são fazendeiros e se tornar um q-grader foi ótimo para mim e para minha família. Me dá tanto conhecimento, razões para ler e estudar mais que é quase impossível listar aqui.” (Elvio Junior, fonte: coffeeinstitute).

Se interessou?

About The Author

A redação Have a Coffee faz a produção e curadoria do conteúdo direto da origem. Buscamos e tratamos conteúdo fresquinho sobre café para os apaixonados por café como nós.

Related Posts