Maddie (Maddalen) Moohl é alemã e estuda International Development Management e Fairtrade Management na University of Applied Sciences na Holanda. Está fazendo uma imersão no Brasil. Entre outros cantos passou pela nossa região, Montanhas Capixabas.

Maddie ficou conosco em nossa sede operacional em Venda Nova do Imigrante e acompanhou nosso trabalho de campo, visitou produtores e provou cafés especiais. No tempo em que estivemos juntos, a estudante alemã interagiu com alguns produtores e debateu sobre temas como: cadeia de valor, comércio justo, cultivo orgânico e bio-dinâmico.

Aqui vai o relato de Maddelaine

Screen Shot 2017-03-27 at 18.27.39

Uma experiência com Have a Coffee

Meu nome é Maddie, sou alemã e estudo na Holanda. Vim para o Brasil para participar de um programa de estágio do meu bacharelado em “International Development Management and Sustainable Value Chains”. O nome pode assustar um pouco, mas no fundo é sobre agricultura, comércio justo e o compromisso de longo prazo com o desenvolvimento sustentável buscando o alinhamento dos 3 P’s (pessoas, planeta e prosperidade).

Durante minha visita pelo Espírito Santo tive a feliz coincidência de cruzar com o caminho do Marco e Guilherme, do Have a Coffee. Como consequência tive a sorte de acompanhá-los em algumas visitas a fazendas e pude experimentar diversos sabores diferentes. Visitamos fazendas de 3 a 50 hectares que produzem café especial. Muitos desses produtores praticam agritcultura orgânica, usam sombreamento na lavoura e investem na qualidade da terra. Tudo isso na linda região das Montanhas Capixabas, em torno de Pedra Azul.

Nos encontros com produtores, o que mais me chamou a atenção foi a maneira amigável e informal com que conduziram as entrevistas e visitas de campo. A atitude respeitosa e positiva que o Marco abordava questões delicadas e a disponibilidade de todos para uma troca real e construtiva de ideias e conhecimentos.  Também fiquei encantada com a pluralidade de histórias que existem por trás de cada produtor. A origem e os motivos que fazem com que a lavoura continue sendo o ganha pão de cada um deles.

No entanto o que existe em comum à todos esses produtores é a paixão pelo sabor e qualidade do café! Esse é o motivo principal para que eles compartilham essa dedicação a produção sustentável, comércio justo entre outros benefícios sociais e econômicos.

Então para resumir, adorei minha estadia com essa galera do café. Muito bom conhecer projetos que tenha a mente aberta para novas ideias e novos rumos. Esse tipo de empreendimento é o que gostaria de ver cada vez mais aparecer em nosso mundo.

banner-maddie

About The Author

A redação Have a Coffee faz a produção e curadoria do conteúdo direto da origem. Buscamos e tratamos conteúdo fresquinho sobre café para os apaixonados por café como nós.

Related Posts