O Sítio Santa Rita é sem dúvidas um case de sucesso de empreendedorismo em família. Além da produção de cafés especiais, o sítio tem hoje uma cafeteria (A Cafeteria) que já representa uma parcela significativa do faturamento, torra sua própria linha de cafés para venda direta, pesquisa e desenvolve técnicas de beneficiamento do café, e não para por ai!

fred

“A gestão descentralizada com setores e tarefas bem definidas ajuda no crescimento.” conta Fred, genro de Sr. Tarcisio que torra os cafés e trabalha como barista dA Cafeteria.

Muito chão

A história do Sr. Tarcisio no café vem de muito tempo. Produtor de café de altitude e muito atencioso aos detalhes, sempre buscou entregar grãos de alta qualidade. As sacas com os cafés do sítio já haviam chegado a um padrão excelente e eram compradas por preços justíssimos. O produtor diz que achava já ter “atingido o topo!” Mal sabia ele que o melhor ainda estava por vir. Seu filho Jhone, estava convencido que poderiam produzir cafés ainda melhores. Já o pai não acreditava que pudesse melhorar muita coisa. Hoje Sr. Tarcisio reconhece que foi surpreendido com os resultados que o filho apresentou.

tarcisio lacerda fala para o have a coffee

“A história da nossa região tinha uma fama muito ruim. Era o patinho feio da qualidade de café do Brasil. Isso era dito pelos compradores, para jogar o preço lá pra baixo. Hoje podemos comprovar o real potencial das nossas terras” – conta Sr. Tarcisio

Em um giro pela fazenda fica evidente o cuidado e dedicação da equipe. Alguns pontos de destaque são: a atenção na colheita seletiva; a notável saúde das plantas; o não uso de agrotóxicos; plantio de novas variedades e rigoroso controle de qualidade.

IMG_7252-4

IMG_7338-11

IMG_7355-12

O envolvimento da equipe é sempre um grande desafio.

Motivar o pessoal na busca da qualidade pode implicar em aumentos significativos dos custos com a colheita. Para isso a família Lacerda entende que o caminho é alinhar sua produção com a demanda do mercado.

IMG_7362-13

“Maguila” é um dos meeiros que trabalha na colheita seletiva.

 

Se você ainda não conhece o “Salada de Frutas” (café natural fermentado) desenvolvido e produzido no sítio, pare tudo e experimente agora!

Resultado de muitos testes, o processo que leva o nome de “slow natural” consiste em um processo de fermentação natural do café em caixas. O processo é controlado por aparelhos em tempo real e é interrompido quando a temperatura desejada é alcançada. Depois o café é retirado das caixas e segue para o terreiro suspenso onde termina de secar. Os aromas de frutas tropicais já são evidentes no terreiro. Banana, jaca e cajú são os mais marcantes. Na xícara o resultado é incrível. Hoje a fazenda já exporta o slow natural para cafeterias renomadas.

FERMENTACAO EM CAIXA SITIO SANTA RITA

Café no processo de fermentação e controle de temperatura.

SOFTWARE FERMENTACAO CAFE SITIO SANTA RITA

Acompanhamento em tempo real da temperatura das caixas.

IMG_7215-2

Café no terreiro suspenso.
jhone e sr tarcisio coletivo cafe

Saiba mais…

Em Maio desse ano (2017) Sr. Tarcisio e Jhone foram até nossa sede Coletivo Café e apresentaram o estudo de caso dos experimentos com fermentação em café natural no evento “Coletivo Recebe”. Na platéia, produtores, torrefadores, estudantes, professores e muitos apaixonados por café.

 

plateia coletivo cafe

Confira aqui o que rolou no evento 

Baixe a apresentação do Sítio Santa Rita

Quer receber esse e outros cafés incríveis em sua casa? 

Screen Shot 2018-02-18 at 14.16.27


MARCO-PERFIL

Marco é fundador do Have a Coffee e quem bebe mais café na empresa.

About The Author

A redação Have a Coffee faz a produção e curadoria do conteúdo direto da origem. Buscamos e tratamos conteúdo fresquinho sobre café para os apaixonados por café como nós.

Related Posts