Prepare uma xícara do seu grão favorito, separe os fones de ouvido e deixe livre alguns megabytes no seu computador, tablet ou celular. A novidade é bem bacana: o país que é o maior produtor de café do mundo agora tem o primeiro podcast exclusivamente sobre o assunto – o COFFEA!

Para quem não conhece o termo, a gente explica. Podcast é uma conversa gravada em formato de arquivo de áudio, que pode ser baixado e ouvido em qualquer dispositivo com acesso a internet, a qualquer momento. Em outros países, como o maior comprador de café do mundo, os Estados Unidos, os podcasts já foram adotados como uma importante fonte de informação e conteúdo.

COFFEA no bule

Quem está por trás da empreitada é a jornalista Kelly Stein, uma apaixonada por café que assina matérias especiais para grandes revistas do Brasil e do mundo, como a Espresso, a STIR Tea&Coffee e a Barista Magazine. Foi ela quem, anos atrás, editou o blog Mexido de Ideias, tornando-o uma referência gastronômica na internet. Foi lá, inclusive, que Kelly começou a se aprofundar no mundo do café.

– “Costumo dizer que foi o café que me escolheu, e não o contrário. Fui estudar fora do país e quando voltei sabia que queria escrever sobre gastronomia. Fui chamada por uma agência digital para produzir conteúdo para uma marca de café, mesmo não estando, na época, familiarizada com o assunto. Inclusive, pensava que estaria sem emprego em pouco tempo, já que não imaginava que houvesse tanto assunto pra pauta” – brinca Kelly.

A ideia era que o público acompanhasse as descobertas a cada texto. Deu certo: pouco tempo depois, o blog se transformou em um sucesso na web. Não demorou muito, o conteúdo ganhou novos suportes, como um canal no YouTube com milhares de assinantes.

A relação de Kelly com o Mexido de Ideias durou três intensos anos. Foi quando ela decidiu que estava na hora de ter um espaço próprio para falar sobre café. Inicialmente, montou um plano de negócios para criar uma revista, mas percebeu que o projeto era inviável. Tudo mudou quando alguns amigos a convidaram para participar de um famoso podcast.

Amadurecendo a ideia do COFFEA

Kelly foi falar sobre café em uma edição do Ultra Geek – um divertido programa da Rede Geek que abrange temas do universo nerd, com pautas sobre ciências, entretenimento, tecnologia e cultura pop. A participação dela foi tão bacana, que rendeu uma segunda gravação, bastante elogiada pelo público. Estava ali a centelha que faltava para criar algo diferente.

Nascia a ideia do COFFEA – o primeiro podcast brasileiro sobre café, com matérias da porteira para dentro e da porteira para fora, como a própria Kelly define. Ou seja, assuntos relevantes para toda a cadeia produtiva que envolve o café: do produtor ao consumidor, passando por baristas e especialistas. Ciência, produção, tecnologia, comportamento, história, consumo e novidades estão na pauta dos programas, publicados a cada duas semanas e apresentados em dois idiomas, português e inglês, com temas diferentes para cada um, uma vez que o interesse nacional é diferente do internacional.

– “Resolvi fazer episódios em inglês porque sempre que viajo para fora do país percebo o interesse que o café brasileiro desperta no público. Além disso, há muita desinformação sobre a produção nacional. Assisti a algumas palestras internacionais que apresentavam dados inconsistentes e conteúdos equivocados sobre o nosso café.” – explica Kelly.

Uma colheita coletiva dos frutos

Kelly-Stein-Coffea-podcastAssim como o bom café, o COFFEA começa a amadurecer e a ganhar corpo. Trata-se de um modelo de negócio ousado. Nele, foi investido muito trabalho. Por trás do programa há toda uma rede de colaboradores, que vão desde a consultoria de identidade sonora prestada pela Rede Geek, até a conceituação visual criada pelo estúdio Siamo, que bolou a fantástica logo na qual um grão de café se transforma em microfone.

Como se trata de jornalismo independente, o COFFEA está aberto ao financiamento de um conteúdo de qualidade feito pelos próprios ouvintes – ou seja, quem ajuda a manter os custos de produção dos episódios somos todos nós, apaixonados por café. Quem curtir o trabalho jornalístico desenvolvido por Kelly pode contribuir com o equivalente a um espresso por mês – uma sacada bem bacana para viabilizar o negócio.

De ouvidos bem abertos

Kelly-stein-coffea-podcast
kelly

Criar um podcast sobre café tem dois desafios: em primeiro lugar, acostumar o público brasileiro com o formato; depois, fazer com que o programa também seja ouvido na zona rural. Por isso, Kelly faz questão de viajar pelas fazendas produtoras ensinando como fazer para baixar e ouvir os episódios em diferentes aparelhos eletrônicos.

O local onde você está lendo esta matéria tem conexão com a internet? Então aproveite e passe lá no COFFEA. Para ouvir o conteúdo já disponível, além de saber como colaborar com o financiamento dos próximos programas, basta acessar

portalcoffea.com

 


Eduardo Frota-perfil

Eduardo Frota é jornalista, barista e apaixonado por café

texto Eduardo Frota / fotos Pedro Hummel

About The Author

A redação Have a Coffee faz a produção e curadoria do conteúdo direto da origem. Buscamos e tratamos conteúdo fresquinho sobre café para os apaixonados por café como nós.

Related Posts