O café do mês de novembro começa na imensidão verde – mas não das lavouras de café, e sim dos campos de futebol. Como a maioria dos meninos, Ednaldo Batista Alves tinha um sonho: ser um jogador de futebol. Muito jovem, começou a se destacar nos campeonatos da sua cidade natal. 

WhatsApp Image 2017-11-08 at 15.11.10

Aos 12 anos, depois de chamar a atenção de olheiros, Ednaldo foi morar sozinho em Xerém para treinar junto ao time do Fluminense. Lá, jogou ao lado de Marcelo, atual craque da seleção brasileira e do Real Madrid. No entanto, abandonou os gramados e se mudou para a roça. Ele conta que o que parecia o fim de um sonho era, na verdade, o começo de outro:

 

WhatsApp Image 2017-11-08 at 15.11.42
WhatsApp Image 2017-11-08 at 15.11.55

Resolvi me mudar para a roça porque a saudade da família era muito grande. Éramos muito novos. Hoje tenho certeza que foi a decisão certa.

 

Vida de craque

Assim como seu badalado ex-companheiro de clube, Ednaldo acabou virando um craque – só que do café! Em Forquilha do Rio-Dores do Rio Preto, no alto do Caparaó, conheceu Joelma Protasio de Abreu, a mulher com quem hoje é casado e tem uma filha, Heloísa.

 

WhatsApp Image 2017-11-08 at 15.10.54
WhatsApp Image 2017-11-08 at 15.11.06

Há cinco anos, ele produz um catuaí vermelho tão especial, que já ganhou uma série de campeonatos e torneios. Se Marcelo tem o talento reconhecido no mundo inteiro, Ednaldo também tem: todos esses prêmios levaram seu café para fora do Brasil.

 

Um verdadeiro gol de placa

Esse golaço, produzido com muito carinho no Sítio  Forquilha Café, ele dedica ao sogro Manoel Protazio de Abreu e  à família que tanto o ajuda e o incentiva. A cadeia de produção tem a participação de todos: enquanto os homens se esmeram na colheita, as mulheres cuidam da secagem. Pais, cunhados, cunhadas filhos, avós, tias, sobrinhos e sobrinhas – todo mundo se une em torno do café. É muito amor envolvido!

 

WhatsApp Image 2017-11-01 at 11.53.55

Equipe de campeões: Ednaldo e a família, que tem vários craques como o veterano Manoel Protazio de Abreu

Aquele sonho de ser um jogador de futebol? No Caparaó é um pouco diferente…

 

A garotada aqui adora futebol, mas eles também sonham em se tornar grandes produtores, pois vivem muito de perto essa realidade que o café especial trouxe para a região – explica Ednaldo.

 

Uh, é seleção – de novembro!

Tanta dedicação e “treino” rendeu um grão de corpo intenso e bastante doçura, cujo sabor lembra muito frutas como pêssego e mamão. Por isso, convocamos o café do Ednaldo para o nosso time.

 

Esqueça a assinatura do pay-per-view do Brasileirão. Assine o Have a Coffee e receba um pacote (ou dois, ou três, ou quatro) fresquinho em casa. É bem mais barato e bem mais gostoso.

Screen Shot 2018-02-18 at 14.16.27

 

Eduardo Frota-perfil

Eduardo Frota é jornalista, barista e apaixonado por café

About The Author

A redação Have a Coffee faz a produção e curadoria do conteúdo direto da origem. Buscamos e tratamos conteúdo fresquinho sobre café para os apaixonados por café como nós.

Related Posts