O café gelado vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Há quem aposte, inclusive, que o clima tropical favorece o consumo. No entanto, muita gente ainda torce o nariz quando é instigada a flexibilizar seus hábitos e provar uma bebida que tradicionalmente é servida quente por aqui.

Essa maneira alternativa de beber café, por mais que pareça uma novidade, na verdade é bem mais antiga do que se imagina. As origens são imprecisas, exatamente como a própria origem do café em si – quem aí já não se deparou aquela versão do fazendeiro que viu suas cabras pulando de alegria ao provar um pequeno fruto?

WhatsApp Image 2017-11-01 at 14.23.44
WhatsApp Image 2017-10-31 at 13.37.02

 

Uma das teorias mais difundidas por aí é de que tudo começou no século 17 em Viena, atual capital da Áustria. Na época, o Império Otomano avançava pela Europa. A Batalha de Viena impediu o logro das tropas turcas na Europa, que deixaram para trás, além das armas, algumas sacas de café. A população local, que já tinha experiência em preparar bebidas geladas, acabou usando os grãos e, inadvertidamente, inventaram o iced coffee. 

Outra tentativa de localizar o primeiro café gelado, bem mais verossímil, sugere que foram os franceses que inventaram o dito cujo, sob a alcunha de mazagran – uma bebida que teve origem na Argélia. Às vezes, uma versão mais rápida era feita com café espresso adoçado num copo com cubos de gelo e uma rodela de limão. Havia quem acrescentasse rum.

 

Iced coffee x Cold brew

iced-coffee-2710815_960_720
6151592831_7fc76a2deb_b

Existem dois – na verdade, três – métodos de extração para beber um café gelado. O primeiro deles, que é como a maioria dos iced coffees são preparados, é tirar um espresso quente e logo em seguida resfria-lo com cubos de gelo. Depois, adiciona-se leite ou até se mistura o café com sorvete, como no caso do affogato.

Já o cold brew é extraído a frio, ou seja, sem contato com água quente. Para que fique no ponto ideal, são necessárias mais de 12 horas de infusão, o que requer um controle minucioso para que a mistura não amargue. O resultado final é uma bebida mais leve e adocicada, com menos acidez e baixos níveis de cafeína, já que esta precisa de calor para se expandir. Disse no parágrafo acima que eram três os métodos de extração, certo? É que também existe o cold brew gaseificado, no qual a bebida é carbonada no decorrer do processo.

 

Refrigerante de café

Na década de 1990, a rede Starbucks fechou uma parceria com a Pepsi para lançar um café gelado adocicado e com gás. As vendas foram um fracasso, mas os criadores insistem em dizer que foram eles que deram o pontapé para a cultura do café gelado.

 

Quer fazer um iced coffee?

WhatsApp Image 2017-10-20 at 17.05.07

 

O Have a Coffee tem uma linha de cafés em cápsula que é ideal para preparar drinks gelados. Conheça aqui!


Eduardo Frota-perfil

Eduardo Frota é jornalista, barista e apaixonado por café

About The Author

Related Posts