Quem acompanha os concursos e as premiações de cafés especiais provavelmente já notou a forte presença de Araponga, um município na Zona da Mata mineira abençoado pela natureza. Além da altitude propícia, acima de mil metros, e o clima ideal para a cafeicultura, o lugar está muito próximo da Universidade Federal de Viçosa, que oferece cursos no Centro de Ciências Agrárias.

IMG_5556

Essa soma de fatores transformou o município num polo de cafés muito, mas muito especiais. A vocação de Araponga é tamanha, que até o prefeito é cafeicultor – e premiado, inclusive. Ano passado, das 25 amostras selecionadas na categoria Cereja Descascada do Cup Of Excellence, 13 finalistas foram de Araponga. Dos 10 primeiros colocados no Coffee of the Year 2017, durante a Semana Internacional do Café, quatro eram araponguenses.

Não tem café ruim, não tem café rio

Andréia Miranda e sua família são produtores de cafés premiados da região. Seu pai, Édio Miranda, foi quem começou a ter mais cuidado com a lavoura, elevando sensivelmente a qualidade dos grãos. Ela conta que de um tempo pra cá os cafeicultores se organizaram em uma associação para que Araponga entre definitivamente no roteiro dos cafés especiais:

Screen Shot 2018-02-02 at 09.32.39

Andréia em um bate papo que rolou em nossa sede em Dezembro de 2017.

Temos um café naturalmente incrível por conta das condições climáticas. De vez em quando, mesmo sem tanto esforço na lavoura, consegue-se um grão de qualidade. Aqui não tem café riado. Quando ele é trabalhado, fica melhor ainda. Por isso o sucesso em concursos e premiações.

A associação congrega produtores já premiados, que buscam um planejamento de marketing que ainda falta para o produto da região. Este, segundo Andréia, é o passo que falta para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva de Araponga.

Estivemos em Araponga e lembramos de você

IMG_5546

O Have a Coffe esteve em Araponga provando cafés incríveis. Inclusive, o da família Miranda! Em breve você também vai poder experimentá-lo, pois ele vai estar em nossa seleção mensal.

Isto posto, não perca tempo: corre lá pra se tornar um assinante. Clique aqui!

Screen Shot 2018-02-18 at 14.16.27

 


Eduardo Frota-perfil

Eduardo Frota é jornalista, barista e apaixonado por café

About The Author

Related Posts