Nossa seleção do mês vem lá de Araponga, uma região abençoada pelos deuses do café. Já falamos deste município aqui no blog, lembra? Localizado na Zona da Mata mineira, transformou-se num paraíso de grãos muito, mas muito especiais.

Pois bem, promessa é dívida: os assinantes do Have a Coffee vão receber em casa os grãos da família Miranda. Um catuaí vermelho 44, secado em terreiro de cimento, bem leve, com paladar frutado, que na boca lembra cacau. Delicioso!

Edio-Miranda-Araponga-

A gênese

Édio Miranda é o produtor à frente da fazenda que, em uma homenagem muito justa, leva o seu nome. Andréia, filha que cuida com afinco da sua lavoura e ainda luta pela representatividade dos cafés de Araponga no cenário nacional, reconhece o esforço do pai para alcançar resultados tão significativos:

 

– “Foi ele quem começou a ter mais cuidado com a lavoura, elevando sensivelmente a qualidade dos grãos. Por isso, nada mais justo que a fazenda tenha o seu nome.” 

Conta Andréia.

Abençoados e bonitos por natureza

A família Miranda é bastante conhecida na região. E vem ficando cada vez mais famosa entre os apreciadores de cafés especiais. Também, não é pra menos: a quantidade de prêmios que os cafés de Araponga vêm acumulando ao longos dos últimos anos é cada vez maior.

Andréia conta que a terra por ali é tão fértil, que mesmo sem muito esforço o grão já tem um aspecto destacável. Quando dedicação e paixão se unem ao processo, o resultado não podia ser outro:

– Temos um café naturalmente incrível por conta das condições climáticas. De vez em quando, mesmo sem tanto esforço na lavoura, consegue-se um grão de qualidade. Quando ele é trabalhado, fica melhor ainda – explica.

Habemus capulus*

*”Temos café”, em latim.

Como diz aquele velho dito popular, o café dos Miranda é daqueles de “provar de joelhos”! A gente sabe que é um “pecado” não beber um cafezão desses em casa.

Por isso, se você ainda não é assinante do Have a Coffee, clique aqui.

Screen Shot 2018-02-18 at 14.16.27

 


Eduardo Frota-perfil

Eduardo Frota é jornalista, barista e apaixonado por café

About The Author

Related Posts