Onde tomar cafés especiais no Rio de Janeiro?

Taí uma informação que provavelmente você não vai encontrar nos mapas do Rio. Conheça as cafeterias que o Have a Coffee recomenda na Cidade Maravilhosa.

 

Café Secreto

A cafeteria é um achado! Escondida numa charmosa vila ao lado do Largo do Machado, é parada obrigatória para quem curte bons cafés. A casa oferece variados métodos de extração, como Kalita, AeroPress e Hario, além de um espresso que beira a perfeição. Para acompanhar, bolos, pães de fermentação natural e o culito, um bolinho à base de arroz que se desmancha na boca. Leia mais sobre o Café Secreto no nosso post.

Rua Gago Coutinho, 6 – Casa 8 – Catete

2ª a 6ª, das 10h às 18h.

Café secreto

Slow Bakery

A casa é famosa pelas fornadas de pães de fermentação natural. O cheiro que emana da Slow Bakery é irresistível. Quem passa por ali, entra. E eles fazem jus à fama: tudo é delicioso! Muito provavelmente, os melhores pães do Rio. Seguindo o conceito do slow food, a casa oferece apenas cafés coados, que caem como uma luva para acompanhar qualquer item do cardápio. Como por exemplo, o queijo quente com Canastra e hmmm… Ops, salivei.

Saiba mais sobre o Slow Bakery nesse link.

Rua São João Batista, 93 – Botafogo

3ª a 6ª, 9h às 19h. Sábados, das 9h às 15h.

Slow B

Pazos Espresso Bar

Uma visita ao Pazos vale por várias. Em primeiro lugar, para trocar uma ideia com o Augusto, barista que manja muito sobre café e curte compartilhar o conhecimento que tem. Depois, porque o espresso é meticulosamente preparado para ser aquela explosão de sabores na boca! Melhor Flat White do Rio? É o de lá. E o Espresso Tônica? É o de lá também. Ah, e a visita também vale porque a cafeteria fica no Mercado de Produtores do Uptown, cheio de opções gastronômicas.

Clique aqui  para conhecer um pouco mais do Pazos.

Avenida Ayrton Senna, 5500 – Bloco 12 – Barra

3ª a domingo, das 9h às 21h.

Pazos

Marchezinho

Descontraído como a região em que está, no Baixo Botafogo, o Marchezinho é uma mistura de empório, restaurante e cafeteria. Conquista os clientes pela criatividade. E não estamos falando apenas sobre a cozinha, repleta de opções orgânicas e quitutes franceses adaptados ao gosto carioca. Aos sábados, uma grama sintética é estendida na calçada em frente ao estabelecimento para a prática do pétanque, um esporte muito popular na França e que combina bem com a informalidade boêmia da casa. E sim, tem um café delicioso! Gostou do Marchezinho?

Clique nesse link para saber um pouco mais sobre ele.

Rua Voluntários da Pátria, 46 – Botafogo,

2ª a 4ª, das 9h à 1h. 5as e 6ª, das 9h às 2h. Sábados, das 10h às 2h.

marchezinho-fachada-blog-limonadaetc1

Fazenda Paradiso

Numa pequena rua do Centro fica essa grande cafeteria. Grande, porque o café que vendem é produzido por eles próprios, além de ser torrado lá mesmo. A Fazenda Paradiso está sempre organizando eventos de degustação, cursos de imersão, workshops dos mais variados temas e visitas guiadas à lavoura, que fica no interior de Minas Gerais. Um paraíso para beber e aprender mais sobre os cafés especiais.

Rua dos Inválidos, 126 – Centro

2ª a 6aª das 8h às 19h.
k47a7408

Bastarda Café

Localizado no Jardim Botânico, bem pertinho do Horto, o Bastarda virou ponto de encontro de ciclistas que param para recarregar a energia com um café especial. Além disso, é muito frequentado por conta do delicioso café da manhã que eles servem, regado a quitutes deliciosos.

Rua Von Martius, 325 – Loja F/G – Jardim Botânico

2ª das 8h às 15h. 3ª a sábado, das 8h às 19h. Domingos, das 8h às 14h.

Sprudge-Bastarda-JulianaGanan-BastardaCafe_Exterior_CiceroRodrigues_01

Curto Café

O Curto começou a chamar a atenção dos cariocas por causa do seu sistema pouco convencional de pagamento: o cliente paga pelo espresso ou pelo capuccino quanto ele achar que vale a bebida. Tem que se garantir, né? Eles se garantem. O local vive cheio. Com o sucesso,  já começou a se expandir, comercializando também pães e cervejas artesanais. A gente curte o Curto.

Rua São José, 35 – Sobreloja LQ47 – Terminal e Ed. Garagem Menezes Cortes – Centro

2ª a 6ª, das 8h às 20h.

Curto-Café-1

Colab

Pensa aí num lugar descolado, onde você pode tomar um excelente café, ouvir boa música e trocar uma ideia. O Colab é mais que uma cafeteria. É bar, é galeria, é armazém e é lugar de abrigar iniciativas bacanas. O cardápio de cafés é bem extenso. Para acompanhar, sanduíches diversos.

Rua Fernandes Guimarães, 66 – Botafogo

3ª a sábado, das 10h à 1h. Domingos, das 10h às 16h.

14515589_307429892976830_1318411456424706048_n

Sofá Café

É quase como se você estivesse no sofá de casa tomando um cafezinho. O Sofá Cafétem o ambiente mais pitoresco e convidativo das cafeterias cariocas. Poltronas e sofás espalhados pelo local convidam o cliente a se sentar e apreciar com calma as opções não só de cafeína, mas de comidinhas também. Um refúgio perfeito para a hora do café – e que café!

Avenida Nossa Sra. de Copacabana, 300 – Copacabana

2ª a sábado, das 8h às 21h.

sofa-cafe-09

Se você quiser conhecer mais sobre nossas seleções de café. Clique aqui!

Eduardo Frota-perfil

Eduardo Frota é jornalista, barista e apaixonado por café

About The Author

Related Posts