Quem já é assinante do Have a Coffee sabe que a Mãe Terra foi muito generosa com as montanhas capixabas. Os cafés desta região são naturalmente ótimos. Quando cuidados com carinho e dedicação, tornam-se fantásticos. No mês das mães, fomos até o município de Castelo buscar um desses grãos que são frutos dessa combinação fantástica de clima, solo e manejo. Os filhos deste solo ficam no sítio Sombra do Cedro.

 

Nascer, crescer, colher

IMG_6697
IMG_6690

Quem cuida da lavoura, com a ajuda de toda a família, é Jeverson Pim. A tradição do cultivo do café começou com seu avô, que plantou uma muda da variedade Mundo Novo. A árvore, mais de 30 anos depois, continua dando frutos, numa prova cabal de que o trabalho leva à perfeição.

– O café foi passando de geração para geração. Na época do meu pai, apenas apanhávamos os frutos. Passamos muito tempo assim, até percebermos que havia vizinhos na região que despolpavam o café. Passamos a fazer isso também e tudo mudou – conta Jeverson.

A despolpa no Sítio Sombra do Cedro começou há seis anos. Nos primeiros doze meses após montar o seu maquinário, Jeverson já percebeu um aumento substancial no valor agregado das sacas. Aos poucos, foi conseguindo reinvestir o lucro que tinha. Dedicado, participava de reuniões, palestras e encontros – inclusive, no Coletivo Café. Em pouco tempo, tinha cafés bebendo 90 pontos.

 

Bendito é o fruto deste mês

Para o Have a Coffee, o fruto é especial: um catuaí amarelo cuidado com todo o carinho, colhido na última florada, que normalmente acontece no fim do ano. Maturado com toda a força, como explica Jeverson:

– Normalmente, o pé de café dá de três a quatro floradas. A primeira é mais dura e dá uma bebida com menos intensidade. A segunda e a terceira já têm frutos mais fortes, muito bem desenvolvidos. A quarta, então, é uma maravilha, pois passou o ano inteiro se desenvolvendo. O café é como uma criança no ventre da mãe, que com o passar do tempo vai se fortalecendo para vir à luz bonita, plena e forte.

 

O Have a Coffee é uma mãe!

Nossos assinantes vão receber esse cafezão em casa. Se você ainda não é nosso cliente, clique aqui. E que tal presentear as mamães especiais com grãos especiais? Dê um pulinho na nossa loja e garanta um mimo pra ela – mesmo se o Dia das Mães já tiver passado. Porque, afinal, elas merecem café especial o ano inteiro, né?

IMG_6608


Ainda não assinou o clube? Corre aqui!

Screen Shot 2018-02-18 at 14.16.27


Eduardo Frota-perfil

Eduardo Frota é jornalista, barista e apaixonado por café

About The Author

Related Posts