A região não podia ter um nome mais sugestivo: vem lá de Espera Feliz, em Minas Gerais, a seleção de julho. Juesélito do Amaral, ou simplesmente Zeto, é uma espécie de agitador cultural do Caparaó. Além de ocupar o cargo de tesoureiro da associação de produtores locais, é o porta-voz e mestre de cerimônias nos eventos. Essa facilidade em se comunicar, segundo ele, vem dessa vida em comunidade da qual se acostumou desde cedo:

– Eu apoio qualquer iniciativa que valorize esse mundo do café especial. Por isso, sempre que há um evento ligado ao assunto, eu gosto de participar ativamente.

Do Rio para o Caparaó

Zeto nasceu no Rio de Janeiro. Morava na Baixada Fluminense com seus pais, que mantinham um pequeno comércio em Nova Iguaçu. No entanto, por conta da violência, precisaram deixar a cidade. Ele ainda era uma criança quando acabaram indo para Espera Feliz, onde o recomeço se deu na lavoura de café.

Quando casou-se, Zeto acabou assumindo a produção do sogro. Foi se envolvendo cada vez mais e, algumas décadas depois, colocou definitivamente a Fazenda Nossa Senhora de Fátima na rota dos cafés especiais. Lá, a família produz um catuaí vermelho cheio de doçura, cultivado a cerca de 1000 metros de altitude.

IMG_0393
IMG_0360

Café com amendoim. Combina!

O mais bacana é que, junto ao café, o pacote deste mês vai com o amendoim que também é produzido no sítio do Zeto! E por que amendoim?

– Três anos atrás, um amigo nosso deixou alguns grãos de amendoim aqui pra gente tentar plantar. Preparamos a terra e, logo no primeiro ano, colhemos dez sacas! A produção foi crescendo naturalmente e o nosso amendoim foi ficando famoso na região. Uma japonesa, dona de cafeteria aqui da região, começou a oferecê-lo com o café. E a mistura deu certo – conta Zeto.

 

Experimenta e conta pra gente, ok?

Assinantes do Have a Coffee vão poder experimentar este cafezaço e os amendoins, também. Ainda não faz parte do clube? Faça sua assinatura agora, clicando aqui.


Ainda não faz parte do clube? Corre aqui!

Screen Shot 2018-02-18 at 14.16.27


Eduardo Frota-perfil

Eduardo Frota é jornalista, barista e apaixonado por café

About The Author

A redação Have a Coffee faz a produção e curadoria do conteúdo direto da origem. Buscamos e tratamos conteúdo fresquinho sobre café para os apaixonados por café como nós.

Related Posts