Você se espanta quando alguém diz que um determinado café tem aroma de frutas vermelhas? Pergunta-se como, em sã consciência, alguém pode achar que aquela bebida escura lembra caju ou jaca?

Acontece que todos nós, seres humanos dotados de duas fossas nasais e terminações nervosas, podemos distinguir quase 20 mil aromas. Com o café não é diferente: acredite, você também pode reconhecer e experimentar esses aromas e sabores. Para isso, é preciso treinar as narinas. E se certificar de que elas se mantenham desentupidas, longe de resfriados.

Abaixo, algumas dicas para que você também possa desfrutar de todo o potencial aromático dos seus cafés.

1 – Cheire a sua comida

Antes de comer, ao invés de tirar uma foto do prato para postar na rede social, feche os olhos e cheire a sua comida. Tente identificar os temperos. Cheire a sobremesa também, pois muitos cafés têm notas mais adocicadas. Só não vale querer botar o nariz no prato que é não é seu.

2 – Vá à feira

As feiras livres são verdadeiros caldeirões de aromas e sabores. Converse com os feirantes, pergunte sobre os alimentos, prove diferentes frutas, sinta os aromas de todos os temperos e aproveite para armazenar o maior número possível de odores.

3 – Faça testes cegos

Junte os seus amigos e faça duelos para ver quem consegue distinguir diferentes sabores de um mesmo produto. Aqui vale tudo: cerveja, chiclete, biscoito, bala. Uma boa dica é o teste cego de jujubas: será que você consegue diferenciar a goma de limão da de abacaxi? Ou a de uva da de cereja?

4 – Beba cafés diferentes ao mesmo tempo

Essa dica todo o amante de café adora! Faça dois cafés com propriedades aromáticas bem distintas, mas usando o mesmo método e a mesma proporção de pó e água. Use, por exemplo, um de frutas vermelhas e outro de frutas amarelas. Tente perceber os sabores que permanecem na boca.

5 – Evite interferência de perfumes

Quando for tomar café, certifique-se de que não há aromas muito fortes no ambiente – tanto os bons, quanto os ruins. Isso atrapalha, inclusive, o seu momento de degustação de uma boa xícara – ou caneca – da sua bebida preferida.

Tem uma sexta dica, mas esta é um pouco óbvia: prove o máximo possível de cafés, de diferentes variedades, regiões e produtores. Todo o mês, o Have a Coffee seleciona um grão diferente para chegar na sua casa. Para assinar e entrar para o clube, clique aqui.

28


Ainda não conhece o clube? Clique aqui!

Screen Shot 2018-02-18 at 14.16.27


Eduardo Frota-perfil

Eduardo Frota é jornalista, barista e apaixonado por café

About The Author

Related Posts