Será que café pode combinar com yoga? Como uma bebida que tem propriedades energéticas, pensariam alguns, pode casar com exercícios e posturas que têm efeitos relaxantes? Melhor revermos nossos conceitos. A professora Jade Ferreira, que dá aulas de Ashtanga Yoga há cinco anos, resolveu juntar as duas práticas – a de cuidar do corpo e da mente com a de beber bons cafés – num evento que deu supercerto na cidade de Itajubá, Minas Gerais.

A ideia é simples e genial: oferecer, após as aulas, um café da manhã com comidas leves, alimentos saudáveis e produtos de qualidade, incluindo aí o café. O resultado? Vários tapetes coloridos estendidos no belo jardim da Óiki Cafés, uma cafeteria bem bacana da cidade.

 WhatsApp Image 2018-10-11 at 15.21.01

– A cafeteria fica cheia desde o dia em que abriu. Percebi que muita gente na cidade tem aderido ao café especial. Fui até lá, conheci o local, me apresentei e sugeri a ideia. Deu certo! – comemora Jade.

 

Momentos de pausa, na mesa ou no tapete

A professora explica que como a yoga é um momento de autoconhecimento, no qual o praticante se observa mais intimamente e é guiado a viver o momento presente, há uma serie de ativações sensoriais que pode ser aproveitada na hora de degustar um café especial:

 

– Por causa da correria do dia a dia, a gente acaba se desacostumando a prestar atenção no que faz. Parar para beber um bom café é um momento que merece essa pausa. É preciso estar ali. O autoconhecimento leva a pessoa a aguçar os sentidos, incluindo aí o olfato e o paladar.

 

Um brinde à vida, com café

A história de Jade com o café é muito curiosa. Quando era mais jovem, formou-se em canto lírico e tinha uma carreira pela frente, com apresentações nos maiores teatros do país. Por conta da correria e dos estresses da profissão, se viu diante de uma crise de pânico que a fez abandonar os palcos.

Oito anos depois, a cura se deu bem distante de remédios de tarja preta: foi com a Yoga que a mineira superou os desafios e se descobriu. Inclusive, se descobriu uma entusiasta de algo que antes era, digamos, proibido:

 

– Era aconselhada a não consumir café, assim como refrigerantes e leite, pois os mesmos podiam causar espessamento da saliva e pigarro. Um dia resolvi tomar um copo enorme de café especial e adorei! Achava que teria alguma intolerância, mas me senti muito bem – comemora Jade.

 WhatsApp Image 2018-10-11 at 15.21.04

Passado, presente, futuro

Os planos para o futuro são muitos. A professora agora quer realizar uma prática na qual o café está inserido durante as posturas. Uma torra mais forte no início, uma média no meio e uma mais leve ao fim.

Bora praticar bons café e beber da Yoga!

Aqui no Have a Coffee a gente acha que café especial combina muito com Yoga. À medida que a gente aprofunda as experiências com cafés especiais, vai ampliando a visão sobre essa bebida que é tão rica e cheia de surpresas.

A Jade mostrou pra gente que essa analogia também funciona para a prática dessa milenar arte da Yoga e os benefícios que ela pode proporcionar aos seus praticantes: quanto mais a gente se conhece, mais conectados estamos com os nossos sentidos e com escolhas mais sustentáveis.

É isso que a gente faz por aqui. E quem resiste ao aroma e ao sabor de um bom café especial?


Ainda não conhece o Have a Coffee? Clica aqui!

Screen Shot 2018-02-18 at 14.16.27


Eduardo Frota-perfil

Eduardo Frota é jornalista, barista e apaixonado por café

About The Author

Related Posts