Estamos com novidades no nosso clube e resolvemos este mês focar nessas mudanças para orientar todos os nossos assinantes sobre os detalhes que trarão muitos cafés especiais com novos enfoques e possibilidades.
Basicamente, os assinantes de 500g e acima receberão a partir de agora dois produtores por mês. Podendo até serem mais!
“Nosso objetivo é dar mais espaço para novos produtores e fazer uso de lotes menores que muitas vezes são incríveis e não têm volume suficiente para atender toda a base de assinantes. Usar nanolotes, experimentos, aumentar a diversidade de sensorial e criar sempre um comparativo entre os cafés do mesmo mês. E o mais provável é que vamos chegar a oferecer até quatro cafés diferentes no mesmo mês. Sendo que conforme a pessoa vai tendo um maior volume no seu plano, receberá mais opções.”
(Marco Santos – CEO Have a Coffee)
Podemos ter de cafés básicos e redondinhos até cafés super complexos. Da mesma região ou de regiões diferentes. Do mesmo produtor ou de produtores diferentes. O interessante é ter algum diferencial entre os cafés. Eles podem ter o mesmo sensorial mas serem de produtores/regiões diferentes ou ter sensoriais diferentes e serem do mesmo produtor e/ou região.
“Existirão também variações de torra e varietais de café diferentes de um mesmo produtor. Para incluir nanolotes conforme mencionado antes.”
(Marco Santos – CEO Have a Coffee)
Os produtores de cafés especiais estão sempre inserindo novas varietais de café em suas lavouras, mas ainda não dominam totalmente esses cafés e acabam fazendo testes e experimentos bem interessantes que por falta de volume não têm saída. Queremos com isso, mostrar aos nossos assinantes o resultado desses experimentos e investimentos que eles estão realizando em suas propriedades em função de se chegar num café superior com qualidades que estarão evidentes para os consumidores finais naquela xícara de café!
“Muitos produtores estão optando por plantar variedades novas de cafés, como catimor, caturra, maragogipe, arara etc. Varietais que estão chegando e ainda não se sabe a resposta que eles irão ter nas regiões onde estão sendo plantados. Já focamos muito em terroir, mas agora queremos ir mais afundo nos conhecimentos e implementação de ajustes e novas tecnologias dos produtores que estão procurando evoluir sempre e temos acompanhado isso. Temos muitas possibilidades dentro de um mesmo produtor e numa mesma safra, em trabalhar com vários cafés especiais diferentes com características diferentes.”
(Marco Santos – CEO Have a Coffee)
E como funciona nossa curadoria, avaliação e visita às lavouras?
“Hoje recebemos as amostras dos produtores, fazemos avaliação COB e damos retorno para os mesmos. Procuramos sempre um café equilibrado, pode não ter notas complexas, mas o equilíbrio na xícara é essencial. Mais importante do que tem na xícara é o que tem por trás dela. O suor do produtor. Por isso é tão importante as visitas em campo. A nossa relação com o produtor não é só online ou por telefone, fazemos questão de visitar, conhecer os processos e preparações dele. Não só com o café. Os pequenos produtores normalmente tem outras culturas além do café. Estamos aqui também para trocar conhecimentos sobre plantios, manejos e processamentos que acontecem na propriedade. Sempre aprendemos muito com os produtores. Escutamos as histórias, os perrengues e conquistas deles e compartilhamos com vocês através do blog. É um trabalho em tanto resumir os contos para caber em uma página do blog.”
(Mariana Lobato – Bióloga e Barista na Have a Coffee)
Com relação a escolha dos perfis de torra a Mari contou pra gente que primeiramente faz um teste de torra em um torrador de amostra para avaliar o perfil sensorial, o potencial desse café. A segunda torra é feita em um torrador de cinco quilos para compreender como as variáveis da torra incidem sobre o café.
“São feitos alguns testes assim para ajustar o perfil sensorial e então fazemos as bateladas de 14 kg. Provamos muuuuuito café até que ele fique o mais equilibrado possível.”
(Mariana Lobato – Bióloga e Barista na Have a Coffee)
Resumindo, queremos levar maior variedade aos nossos assinantes. Com dois ou mais pacotinhos por mês ele poderá comparar aromas, sabores, tipos de processamentos, regiões, produtores, aumentando seu leque de experiência. Ele passa a entender que o café é sensível a vários fatores e isso é refletido na xícara. Ele passa a dar mais valor á quem produz. Cada café terá suas características e que café básico também tem seu valor.
Ainda não faz parte do nosso clube de assinatura?