COLETIVO DE PORTAS ABERTAS IV

O COLETIVO CAFÉ abre suas portas para, mais uma vez, reunir grandes nomes do café nacional e falar dos desafios da nossa cafeicultura de forma ampla e colaborativa. O encontro será em Venda Nova do Imigrante, nas montanhas capixabas, no sábado dia 1o de Fevereiro.

A programação é direcionada para produtores de café que estão em busca da melhoria da qualidade, gestão e acesso a novos mercados.

Serão debatidos os principais assuntos da atualidade dentro de quatro temas. Lavoura, Colheita, Pós Colheita e Comercialização. Os painéis terão duração aproximadamente de 1 hora e meia cada e trazem profissionais de diferentes áreas que atuam de maneira notável em prol do desenvolvimento do mercado.

O objetivo principal é apresentar conhecimentos fundamentais, trocar experiências e iluminar o produtor no caminho da melhoria da qualidade, padrão, gestão e consistência no cultivo de café. 

Os idealizadores reforçam a importância da linguagem acessível e do clima intimista e reforçam que quem faz o evento é o público, que são, na sua grande maioria, produtores de cafés especiais. 

“Recebemos através das redes sociais diversas perguntas feitas pelos próprios produtores que estarão presentes no evento. O objetivo é que cada um leve um pouco mais de conhecimento e que, de fato, isso impacte positivamente no produto final.” 

Guilherme Loureiro, idealizador

Desde o primeiro evento em 2016, já passaram pelo Coletivo Café mais de 500 produtores de diversas regiões, sendo a maioria do Espírito Santo e Minas Gerais. Foram tratados temas como clima, tipos de manejo, avaliação sensorial, torrefação, comportamento do consumidor, dentre outros.

“Ao longo desses 4 anos pudemos acompanhar de perto o processo de engajamento e desenvolvimento de vários produtores. Fica evidente a melhoria da qualidade, não só do produto final, mas no manejo, nos processos e na visão comercial. Café está deixando de ser um produto e se tornando uma cultura, isso precisa ser compreendido na origem. Esse ano convidamos os produtores Luiz Carlos Gomes e Lucas Venturim para serem mentores do evento e ajudarem na seleção dos participantes além do direcionamento dos tópicos. ”

Marco Antonio de Oliveira Santos, idealizador

No que se refere ao consumo da bebida durante o evento, será montada uma estação de preparo com diversos métodos e uma equipe com 4 baristas de peso. São eles Mariana Lobato, Nayra Caldas, Regina Machado e Renato Gutierrez. Além dos campeões de Aeropress 2018 e 2019.

“Pedimos para que os produtores levem seus cafés torrados para fazermos testes e observações construtivas. Essa interação é fundamental para que o produtor tenha um melhor entendimento do seu café e das possibilidades que ele tem na mão.” 

Mariana Lobato

Patrocínio:


Apoio: