Dizia Raul Seixas em “Prelúdio” que sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade. A mais nova cafeteria de Itajaí, Santa Catarina, é bem real e atende pelo nome de Quintal Catarina – um lugar para encontros e descobertas, feito o quintal da casa da gente.

unnamed (3)

O projeto é a concretização dos sonhos de dois empresários cariocas, Vicente Scofield e Victor Ribeiro, que queriam abrir um negócio fora do Rio de Janeiro. Há cerca de quatro anos os dois amigos, coincidentemente, decidiram que era hora de se mudar da correria e do caos urbano. Começaram um trabalho de planejamento e encontraram no balneário catarinense o clima ideal. Com isso, aceitaram o desafio de serem os pioneiros na oferta de cafés especiais pela região, iniciando o processo de mudança em janeiro deste ano.

 

A ideia era abrir algo relacionado à gastronomia. Daí surgiu o Quintal Catarina, com um conceito de experiência baseado no “bom dia, boa tarde e boa noite”. Ou seja, cafés especiais pela manhã, sucos naturais à tarde e cervejas artesanais à noite

– explica Vicente, que é co-fundador do ChefsClub e que também trabalhou em empresas como B2W e Red Bull.

 

O Quintal Catarina oferece opções de comidinhas variadas, como saladas para o almoço, lanches saudáveis para o pós-treino na academia e até uma lasanha vegetariana que faz bastante sucesso. O grande diferencial da casa é o ambiente e o atendimento, que também é feito diretamente pelos sócios.

unnamed (6)
unnamed (4)

 

Despertando para o café

Quem cuida do café é Victor, que além de ser formado em marketing também fez um curso de imersão no Coffee Lab, em São Paulo, antes de abrir o negócio. Acabou se apaixonando pelo mundo dos cafés especiais, formando-se como barista e se especializando cada vez mais no assunto:

 

Fiquei um mês em São Paulo absorvendo o máximo de conhecimento possível sobre café. Passei uma semana trabalhando no Coffee Lab para entender melhor toda a operação de uma cafeteria.

 

unnamed (5)
unnamed (1)

Tanta dedicação deu certo. Mesmo com poucos meses de funcionamento, o Quintal Catarina já tem um público cativo que se encanta com a oferta de grãos e métodos de extração da casa – que oferece, além dos tradicionais espressos, opções de coados na Hario V60 e no Aeropress usando os grãos do Have a Coffee.

 

Por conta da parceria com o Have a Coffee, oferecemos todo mês um café diferente para o nosso público, que já começa a perceber as diferenças entre os grãos. Fazemos o café na mesa do cliente e aproveitamos para passar mais informações. Além disso, também temos uma prateleira com os pacotes à venda. Futuramente, pretendemos montar um clube de assinatura desses cafés aqui mesmo, na cafeteria

– conta Victor.

 

Sonhamos todos juntos!

O Quintal Catarina fica na Rua Uruguai, 161. Funciona de segunda a quarta, das 9h às 19h. Às quintas e sextas, estica o horário até às 20hs ou mais, dependendo da animação do happy hour da galera. O Have a Coffee tem muito orgulho de fazer parte desse desafio de levar à região de Itajaí e Balneário Camboriú um café de qualidade, extraído com carinho e dedicação.

Quer receber nossas seleções em casa, ou em seu estabelecimento? Entre em contato conosco!

Screen Shot 2018-02-18 at 14.14.26


Eduardo Frota-perfil

Eduardo Frota é jornalista, barista e apaixonado por café