Vamos começar a falar sobre torradores de café mostrando esta foto abaixo que é um visor por onde podemos ver a cor dos grãos mudarem ao longo do processo da torra. 

Hoje podemos contar com equipamentos de última geração para torrefação, mas nem sempre foi assim. 

Se olharmos mais fundo podemos até imaginar como era há séculos atrás, quando torravam-se os grãos em panelas perfuradas, em cilindros a manivela, em chapas de metal etc. 

Imagina quanto tempo se bebeu café com torras tão artesanais, arcaicas e muitas vezes bem trabalhosas de se chegar o grão no ponto correto. O quanto os torrefadores tinham que ser intuitivos e minuciosos.

Até hoje existem culturas que mantém cerimônias com torra do café em chapas de metal ou pequenos potes diretamente no fogo.

Mas tudo mudou com a chegada da eletricidade e claro, com a genialidade de algumas pessoas e empresas envolvidas em se chegar em equipamentos tão sofisticados como os atuais para podermos falar de perfil de torra e tudo mais.

A torrefação moderna está pautada na química do café e nas mudanças que ocorrem durante o processo. 

Os torrefadores estão mais bem equipados para medir variáveis ​​e analisar os perfis. Com software de leitura e criação de perfis de temperatura digital, podemos ser mais eficientes e consistentes do que nunca.

Já parou pra pensar em tanto trabalho por trás do grão torrado que recebe em casa?


Ainda não faz parte do nosso clube de cafés especiais?