Importa e muito! Se você parar para pensar, moer café é um processo bem simples. Passe os grãos do café por um moedor e terá seu café moído pronto para uso. Mas será que é somente isso? Não.
Existe ciência por trás da água quente passando pelos grãos moídos e extraindo os aromas e sabores do café para que a bebida final tenha mais doçura ou mais acidez, por exemplo.
Basicamente podemos dizer que quanto mais uniforme for a moagem do café, mais uniforme será a extração. Além disso, aumentamos a possibilidade de extrair aqueles aromas maravilhosos e sabores inesquecíveis. Fora que cada método exige uma moagem diferente e você deve se atentar a isso!
Sendo assim, quanto mais seu café contiver tamanhos de partículas diferentes, mais desigual será a extração e os sabores não desejados podem surgir e aquele café doce que tanto queremos pode não rolar!
Geralmente partículas muito finas provocam uma extração excessiva e o amargor fica mais proeminente. Já partículas muito grossas sofrerão uma subextração, trazendo a tona o azedo.
Por isso, se você busca uma xícara de café bem equilibrada vale muito a pena investir em um bom moedor, pode até ser um manual!
AINDA NÃO FAZ PARTE DO NOSSO CLUBE DE CAFÉ ESPECIAL?
VEM PRO CLUBE!