Nossa entrevista deste mês é com a incrível barista Regina Machado que contou pra gente que hoje se arrepende de não ter se apresentado ao mercado com seu outro sobrenome, o Barbiéri.

Rê! Pra gente você é a Rê independente do seu sobrenome, mas vamos te apresentar aqui como deve ser: Regina Célia Barbiéri Machado – Barista, Torrefadora e Apaixonada por Cafés Especiais.

Formada em biomedicina, ela atua no mercado de alimentos e bebidas há 25 anos. Sendo que 10 deles focou em controle da qualidade de alimentos, inclusive atuando na indústria de bases para bebidas.

Já no universo do café ela atua há 14 anos, pra nossa alegria! Sendo que, atualmente ela foca em torrefação, mas buscando trabalhar direto com o produtor. Aliando a experiência de prova e torra com o trabalho que é realizado na lavoura.

“Quero muito ter o pezinho na roça!”

Ela entrou no mundo do café especial, adivinhem? Numa sessão de terapia! E nós concordamos que um bom café pode ser uma terapia mesmo. Recomendamos doses diárias!

“Eu estava desempregada em 2005 e muito preocupada com a minha situação financeira, já que bancava uma estrutura de enfermeiras para cuidar da minha mãe. Cheguei a fazer faxina e catar reciclado para conseguir continuar pagando a terapia. E foi numa das sessões, quando comentei que gostava muito de café, que eu ouvi da terapeuta para ir atrás do que eu gostava. E no mesmo dia liguei para uma Tia em São Paulo onde tinha saído uma reportagem na Folha sobre café especial. Foi quando tudo começou!”

Regina Machado

Em São Paulo, já trabalhando numa cafeteria, sentiu uma necessidade enorme em entender mais sobre o produto que ela vendia. Com isso, pediu demissão de onde estava e foi bater na porta do Coffee Lab, na época em que ainda se chamava Academia de Barismo. E não seria só um desafio o de aprender sobre café, mas também o de em falar em público, dando aula. Pois sempre se considerou tímida e introspectiva.

Mas ainda bem que todas essas sessões de terapia foram sucesso e a Regina pôde se dedicar bastante para se tornar essa profissional que podemos contar no mercado atual!

Quando o Coffee Lab surgiu, a Regina já estava envolvida com o projeto e passou a atuar também na torrefação. Sendo uma pessoa inquieta que sempre busca novos desafios e conhecimentos, este foi um caminho natural que a levou a se especializar no universo da torra.

Por lá, ficou 10 anos, com uma saída para se dedicar ao projeto Fazedores de Café. Uma ideia de um dono de cafeteria, mas que ela tornou realidade. Depois disso, voltou a atuar ao lado da Isabela Raposeiras por mais alguns anos até sair novamente no final de 2019 para se dedicar a um projeto maior e mais engrandecedor para sua carreira.

Hoje ela considera que atingiu maturidade profissional encarando o comando de um novo projeto e saindo da zona de conforto mais uma vez. Com vontade de fazer mais e entregar todo seu potencial, a Regina quer focar mais nos produtores de cafés especial e ajudá-los a provar café e tudo mais que envolve o universo da torrefação como produto final daquele fruto que eles cuidam com tanto esforço.

Para tal, aceitou a proposta de ficar a frente do SPOT COFFEE ROASTERS e vender cafés que por trás existam pequenos produtores parceiros para que se possa trocar conhecimentos, abrindo portas para uma via de mão dupla com novos experimentos e feedback contínuos.

“O que ele faz lá nos testes na lavoura, a gente vem aqui torra, prova e dá o feedback. E as duas partes vão crescendo, vão aprendendo e se ajudando. Porque está tudo interligado. Ninguém faz nada sozinho.”

Regina Machado

E nós da HAVE A COFFEE e do COLETIVO CAFÉ acreditamos na mesma filosofia e ficamos muito felizes com essa nova fase na vida da Regina. Sabemos que cada um que faça um trabalho engrandecedor e que contribua de fato para a evolução dos produtores, garante um mercado mais equilibrado, fortalecido e em constante evolução.


JÁ CONHECE NOSSO CLUBE DE ASSINATURAS?

QUER RECEBER CAFÉS ESPECIAIS EM CASA?

ENTÃO VEM PRO CLUBE!