Impossível não amar aquele cafezinho feito na hora. Mas você que é apaixonado por café especial como a gente, já sabe como preparar um coado corretamente?

Aqui vão algumas dicas para quem precisa daquela ajudinha para não errar e até impressionar!

Primeiramente, tenha em mente que o café coado deve ser equilibrado, ou seja, sem amargor ou acidez predominando. Além disso, deve extrair sabores, aromas, óleos e notas agradáveis ao nosso paladar.

Se for usar o coador de pano, lembre-se sempre de higienizar muito bem este utensílio para que nunca agregue sabores desagradáveis ao seu café especial.

No caso da Chemex, o filtro de papel é mais grosso, o que resulta em um café limpo, sem residual ou amargor.

Já o Hario V60, é um método com diferencial na sua estrutura interna, pois as ranhuras em espiral, na base interna onde se coloca o filtro de papel, faz com que o café permaneça mais tempo em contato com a água quente. Neste tipo de preparo costuma-se sobressair doçura e corpo.

A Clever é um método que parece com o de filtro comum de papel, mas com uma base que quando apoiada se mantém fechada, o que deixa o café literalmente em imersão pelo tempo que escolher. Aqui, podemos dizer que algumas nuances se sobressaem.

Outro método atual é o Drip Coffee ou “Café de Bolso”, que possibilita você fazer seu café coado na hora em qualquer lugar!

Assim, se você possui um café especial de qualidade, mantém seu equipamento bem higienizado, saiba que será sucesso!

Não esqueça de que a água precisa ser de qualidade e principalmente, precisa ferver! Além disso, a proporção deve ser em torno de 100 ml de água para cada 10g de café moído (de preferência na hora).

Sempre escaldar o filtro de pano ou de papel com água fervendo antes de colocar o pó de café.

E pronto! Beba seu café assim que finalizar e a temperatura está suficiente para você não queimar a língua. Café tem que ser fresco! 😉


Ainda não faz parte do nosso clube de cafés especiais?