O produtor Michel Mendonça do Santos, de apenas 19 anos, contou pra gente que sua história no café vem desde o berço. Ele nasceu tendo contato com o café, pois seus pais já produzem desde os anos 2000. E mesmo vendo tantos filhos de produtores escolherem outras profissões, estudando e se distanciando da lavoura, o desejo dele foi exatamente o contrário.

Ele já se via neste universo desde de pequeno e escolheu estudar algo que pudesse aproveitar em seu maior sonho que era dar continuidade ao trabalho dos pais. Conseguiu fazer um curso de café especial no IFES e a partir dali a paixão se tornou ainda maior, dando ênfase à busca pelo café de qualidade em sua propriedade.

Escolheu estudar mais próximo de sua família, em Venda Nova do Imigrante-ES e poder em paralelo participar do Laboratório de Análises e Pesquisa em Cafés – LAPC, onde absorveu muito conhecimento para utilizar em seu dia-a-dia.

Entre os desafios para se produzir o café superior, Michel acha que está principalmente na mão-de-obra:

“Hoje as pessoas estão buscando cada vez mais estudar e sair do campo. Então temos cada vez menos pessoas dedicadas para trabalhar na roça e que queiram dedicar tanto esforço como o que precisa para produzir café especial. Ou coisa é você conseguir chegar em um ponto que entenda como é seu produto. Como seu café é, quais os processos ideais, quais as características sensoriais dele, como deve ser a torra por exemplo. Pois tudo influenciará na bebida final.”

Michel Mendonça dos Santos

Em termos de diferencial, ele acredita que está no fato de ser um café produzido por uma família unida que se dedica com muito esforço em prol do café. Eles buscam chegar em um café com sabor que agrade melhor os consumidores finais. Além disso, a família se dedica bastante no pós-colheita, em cada parte dos processos e o café seca em terreiro suspenso evitando qualquer tipo de contaminação.

“Hoje entendo o potencial que tenho na minha lavoura. O que tenho em cada lavoura e como processar cada uma delas.”

Michel Mendonça dos Santos

Com relação a região onde se encontram, em Parajú – Domingos Martins/ES, o Michel acredita que seja uma região muito bacana para produção, com chuva na hora certa, boa altitude, mas principalmente pode contar com pessoas boas para cuidar dos grãos.

A pandemia afetou muita gente por lá ele acredita.

“Logo no início da pandemia, estávamos precisando urgente de mão-de-obra para a colheita e simplesmente as pessoas não podiam. Ao mesmo tempo que depois de um tempo muitas pessoas passavam procurando trabalho pois estavam desempregadas e precisando de ajuda. Outro ponto que mudou muito foi o café ser vendido mais pela internet e as propriedades que estavam focadas em receber os turistas tiveram seu serviço modificado para o online. Mas essas mudanças também foram positivas, pois nós tivemos muito reconhecimento na internet que não tínhamos antes por exemplo.”

Michel Mendonça dos Santos

O Michel acredita que o café especial veio para ficar e não se volta a tomar café commodity depois que se conhece a qualidade. Então se você está pensando em produzir café de qualidade, não pense duas vezes, segundo ele, pois o esforço é recompensado tanto financeiramente quanto em termos de fazer algo que influencia e transforma a vida das pessoas.

A gente concorda muito Michel!

O mercado está evoluindo constantemente para se beber café especial cada vez mais. Ele acredita que só vai crescer  cada vez mais. 

“O mercado de cafés especiais é muito promissor, vamos deixar de envolver somente pessoas locais e vamos começar a ligar continente a continente. Ligar o Espírito Santo à Portugal, o Rio de Janeiro à Inglaterra. O mundo está cada vez mais conectado pelo café!”

Michel Mendonça dos Santos

E o café que será enviado para todo Brasil, aos nossos assinantes tem característica bem típicas da produção deles.

“A galera do clube deve esperar um café encorpado, com notas de caramelo, um leve toque floral e uma acidez málica. Acidez da maçã, da pera. Notas de frutas tropicais também. Apreciem com carinho este café pois foi feito com muito amor por nossa família.” 

Michel Mendonça dos Santos

Por fim o Michel agradece a todos os envolvidos, para que este café chegue aos nossos assinantes.

A gente que te agradece Michel! 🙂


Ainda não é assinante do nosso clube de cafés especiais?

VEM PRO CLUBE!


Related Posts