A Juliana Ganan é fundadora da Tocaya Torradores de Café e Mestre de Torra desde de 2016 em Itajubá, Mantiqueira-MG. Fizemos uma entrevista muito legal com ela para compartilhar um pouco sobre sua história e o universo da torra de cafés.

Formada em Engenharia Agrícola, ela trabalhou em multinacionais até ter o primeiro contato com café especial em Washington-EUA, para onde foi residir por conta de um mestrado.

Mesmo tendo nascido em família produtora de café, o contato com a qualidade veio apenas na viagem para fora do país.

O interesse foi imediato e ela já começou a fazer cursos na área como de cupping e barista, chegando até a trabalhar em uma cafeteria local.

Antes de voltar para o Brasil, fez um curso de torra em Berlim, para garantir o conhecimento e a segurança necessários para abrir sua torrefação.

Foram vários os desafios enfrentados por ela. Desde se inserir em um negócio onde a maioria dos Mestres de Torra são homens, até adquirir a bagagem mínima para se posicionar.

“Todos temos uma curva de aprendizado, não podemos começar achando que sabemos tudo. Tive que praticar muito, provar muitos cafés e ser humilde para ouvir os produtores e conseguir entrar no universo deles para aprender, ao mesmo tempo que passar um retorno das avaliações dos cafés deles de forma que se mantivesse uma troca. E sempre com foco em evoluirmos juntos.”

Juliana Ganan

Depois de um ano a Juliana já conseguiu manter uma operação num ritmo que desse retorno. E a localidade ajudou muito por estar em uma região produtora de cafés especiais de alta qualidade. 

Hoje está ainda mais consolidada no mercado e seus clientes são sempre indicações de outros que apreciam o trabalho dela e acabam por apresentá-la.

Estamos falando de uma obstinada e apaixonada!

O que mais encanta a Juliana é a transformação do café verde no café torrado que quando vira essa bebida tão apreciada, nos leva a ver estrelas com tantos aromas e sabores que surgem deste processo. Mas em tempos difíceis como foi este ano, com um clima que dificultou muito a vida dos produtores, a mensagem que ela quer deixar aqui é para todos que estão tomando seu cafezinho especial.

“Os produtores estão tirando leite de pedra este ano para fazer especial. Cada saca cheia foi fruto de muito trabalho. Não vamos desperdiçar café e vamos valorizar muito o esforço deles. A gente tenta fazer um bom trabalho na torra, mas o maior esforço é sempre do produtor.”

Juliana Ganan

Concordamos!

E para quem quer montar uma torrefação assim como ela, o recado é que, deve-se pensar bastante no equipamento e controlar os gastos. Pesquisar antes de investir e escolher bem sua localização, qual mercado irá atuar e fazer cursos de acordo com o maquinário preferido.

“O que influencia nessa escolha de equipamento é o tamanho da operação que se pretende montar, escala e sugiro contratar uma consultoria para entender como irá atuar no mercado e fechar um modelo de negócio ideal para seus objetivos.”

Juliana Ganan

Continuamos nesta incansável missão de levar café especial para os brasileiros. E a Juliana é mais um exemplo de que o cuidado com cada grão é muito valioso e irá influenciar diretamente na sua xícara de café.


Ainda não é assinante do nosso clube e quer receber cafés incríveis, direto do produtor, em casa?