O café seleção do mês de maio foi produzido pelo Raimundo Dimas Santana Filho e vem de uma região que gostamos bastante , Araponga em Minas Gerais.

Um Bourbon Vermelho das Matas de Minas direto para sua casa! Vai encantar com suas notas de frutas tropicais como o abacaxi doce.

“O Bourbon é uma variedade muito exótica, de características marcantes e que “pegou” muito bem em nossa propriedade. Tivemos nessa variedade uma felicidade muito grande na produção, pois um lote desse café ficou em oitavo lugar no Cup of Excellence de 2019. É prazeroso saber que entregamos um padrão de café de altíssima qualidade, que é consumido nas melhores xícaras do mundo, agora aqui no Brasil.”

Dimas Santana

Em sua entrevista, o Dimas contou pra gente sobre a história de sua família no café.

“Temos nossa propriedade desde 1977 quando meu avô a adquiriu. Mas não trabalhava cafés especiais, nem se falava disso. Em 2001, meu pai assumiu a terra e sua administração com o objetivo de agregar mais valor aos cafés que produzimos e começamos a navegar nas águas dos cafés especiais, uma vez que, nossa região começava a despontar em concursos e o mercado se abriu de maneira mais ampla com valores mais atrativos.”

Dimas Santana

Mas foi em 2008 ao finalizar sua graduação em administração na UFV que ele começou a ajudá-lo, planilhando as despesas e receitas a fim de ter dados históricos da lavoura, manejo e produtividade.

Já em 2015 começou efetivamente a história dele no café especial, quando assumiu a gerencia da propriedade depois de passar boa parte de 2014 fazendo cursos na área de cafeicultura e se aperfeiçoando em feiras, mesas de negócios etc.

“Assim fui me envolvendo, conhecendo pessoas, movimentos, associações, entidades, toda uma vasta cadeia cíclica que envolve o café, visando os especiais, nosso foco atual.”

Dimas Santana

Em termos de desafios na produção do café superior, ele contou pra gente que, a partir do momento que existem as condições climáticas e geográficas adequadas, o desafio maior é não perder a qualidade que já está no pé. Então torna-se fundamental ter a equipe engajada no objetivo único de produzir cafés de qualidade. Treinamentos, acompanhamento de todo o processo, desde a secagem até o armazenamento, são essenciais para ter essa triagem.

“Depois de confirmada a qualidade, fazemos o caminho inverso para poder detectar onde e o quê pode ser melhorado. É um modo de se aperfeiçoar no controle. Agora, quando o mercado não responde ou não valoriza os cafés especiais, devido a diversas variáveis, desmotiva todo o empenho desse esforço.”

Dimas Santana

Nós da HAVE A COFFEE fazemos questão de continuar esta luta de levar cafés de qualidade a todos os nossos assinantes!

E o diferencial do café do Dimas ele acredita se deve a combinação de conceitos.

“Procurei desde que assumi, combinar alguns conceitos da administração na prática agrícola. O maior salto que tivemos foi na mecanização de processos do pós-colheita. Introduzimos máquinas modernas desfazendo de antigas, tendo mais eficiência em menor custo energético. Trocamos processos a fim de ter ganho de tempo e rotina, criamos oficina com peças sobressalentes, ferramentas e equipamentos para dar manutenção em quase 100% de nosso maquinário e principalmente, treinamentos aos colaboradores.”

Dimas Santana

Já com relação a cidade de Araponga, ele destaca que a altitude e o clima ameno, com chuvas espaças e solo rochoso, presença de nascentes e mata nativa, ajuda na produção de cafés especiais dentro das características únicas que adquirem, tornando-se um produto único e diferenciado.

Além disso, a região onde estão inseridos, Matas de Minas/MG, é composta de vários pequenos produtores.

“São aproximadamente 36 mil produtores em sua grande maioria de agricultura familiar, numa área de 275 mil hectares plantados, gerando um produto artesanal, com colheita manual, em grande parte secado em terreiros de cimento, suspenso, rotativos e de caixa.”

Dimas Santana

Quando questionado sobre alguma mudança que gostaria de implantar em sua produção ele foi enfático.

“Está no nosso plano, trabalhar com maturadores ou fermentadores de café, além de plantio em uma área de pasto, mas estudos ainda terão que ser feitos para viabilizar esse investimento.”

Dimas Santana

Mas acima de tudo ele quer manter a produção sustentável e deixar um legado de como isso pode funcionar e evoluir sempre.

“Somos uma propriedade que produz café com o mínimo de impacto ambiental possível, sustentável em todos os seus processos, preservando nossas matas, nascentes, trabalhar mais o manejo evitando defensivos. Ser ambientalmente e socialmente responsáveis.”

Ele vê, onde atua, um mercado ainda muito instável, onde o produtor para se precaver de eventuais quedas que prejudiquem seus custos de produção, tem que procurar travas de preços e negócios futuros que sustentem boa parte de sua produção. Meio esse que em muitas das vezes não são dominados pelos produtores. Ao mesmo tempo, um mercado que se abre a cada dia com novos players possibilitando novos contatos, novas experiências e podendo escrever novos capítulos. 

Hoje o Dimas conta com 9 colaboradores dentro de sua fazenda, com 7 famílias trabalhando e vivendo do café que os ajudam a produzi-lo. Têm filhos trabalhando com seus pais, genros com seus sogros, netos estudando na cidade e brincando em nossas terras.

“A minha maior mensagem é que passa por essas mãos, toda nossa história. O café para chegar na xícara, vem de um esforço combinado dessas pessoas, que sem elas, não seria possível a experiência de nosso café pelo Brasil e mundo afora.”

Dimas Santana

E a gente agradece a oportunidade de trabalharmos juntos Dimas! E levar mais um café incrível para as casas dos nossos assinantes em todo Brasil, num momento quando estamos todos em isolamento, precisando tanto de um café gostoso para nos acalentar!


Ainda não é assinante do nosso clube?

Não fique fora dessa! Todo mês um café diferente! Receba já em sua casa os microlotes de cafés mais que especiais!

VEM PRO CLUBE!


Related Posts