O Sítio Santa Rita é sem dúvidas um case de sucesso de empreendedorismo em família. Além da produção de cafés especiais, o sítio tem hoje uma cafeteria (A Cafeteria) que já representa uma parcela significativa do faturamento, torra sua própria linha de cafés para venda direta, pesquisa e desenvolve técnicas de beneficiamento do café, e não para por ai!
“A gestão descentralizada com setores e tarefas bem definidas ajuda no crescimento.” conta Fred, genro de Sr. Tarcisio que torra os cafés e trabalha como barista dA Cafeteria.
Muito chão
A história do Sr. Tarcisio no café vem de muito tempo. Produtor de café de altitude e muito atencioso aos detalhes, sempre buscou entregar grãos de alta qualidade. As sacas com os cafés do sítio já haviam chegado a um padrão excelente e eram compradas por preços justíssimos. O produtor diz que achava já ter “atingido o topo!” Mal sabia ele que o melhor ainda estava por vir. Seu filho Jhone, estava convencido que poderiam produzir cafés ainda melhores. Já o pai não acreditava que pudesse melhorar muita coisa. Hoje Sr. Tarcisio reconhece que foi surpreendido com os resultados que o filho apresentou.
“A história da nossa região tinha uma fama muito ruim. Era o patinho feio da qualidade de café do Brasil. Isso era dito pelos compradores, para jogar o preço lá pra baixo. Hoje podemos comprovar o real potencial das nossas terras” – conta Sr. Tarcisio
Em um giro pela fazenda fica evidente o cuidado e dedicação da equipe. Alguns pontos de destaque são: a atenção na colheita seletiva; a notável saúde das plantas; o não uso de agrotóxicos; plantio de novas variedades e rigoroso controle de qualidade.
O envolvimento da equipe é sempre um grande desafio.
Motivar o pessoal na busca da qualidade pode implicar em aumentos significativos dos custos com a colheita. Para isso a família Lacerda entende que o caminho é alinhar sua produção com a demanda do mercado.
“Maguila” é um dos meeiros que trabalha na colheita seletiva.
Se você ainda não conhece o “Salada de Frutas” (café natural fermentado) desenvolvido e produzido no sítio, pare tudo e experimente agora!
Resultado de muitos testes, o processo que leva o nome de “slow natural” consiste em um processo de fermentação natural do café em caixas. O processo é controlado por aparelhos em tempo real e é interrompido quando a temperatura desejada é alcançada. Depois o café é retirado das caixas e segue para o terreiro suspenso onde termina de secar. Os aromas de frutas tropicais já são evidentes no terreiro. Banana, jaca e cajú são os mais marcantes. Na xícara o resultado é incrível. Hoje a fazenda já exporta o slow natural para cafeterias renomadas.
Café no processo de fermentação e controle de temperatura.
Acompanhamento em tempo real da temperatura das caixas.
Café no terreiro suspenso.
Saiba mais…
Em Maio desse ano (2017) Sr. Tarcisio e Jhone foram até nossa sede Coletivo Café e apresentaram o estudo de caso dos experimentos com fermentação em café natural no evento “Coletivo Recebe”. Na platéia, produtores, torrefadores, estudantes, professores e muitos apaixonados por café.
Confira aqui o que rolou no evento
Baixe a apresentação do Sítio Santa Rita
Quer receber esse e outros cafés incríveis em sua casa?
Marco é fundador do Have a Coffee e quem bebe mais café na empresa.