Senta que lá vem história… e café! Hmmm!

Na seleção de outubro do Have a Coffee, tivemos o prazer de conhecer essa família incrível do Sítio Rancho Dantas, em Brejetuba, ES. Tudo começou com Firmino Meneguetti, hoje com 95, pai de 9 filhos, com netos, bisnetos e até tataranetos. Foi ele mesmo quem nos contou como essa história começou e como era a vida na roça nos velhos tempos.

Nascido em 1921, Seu Firmino plantou sua primeira árvore de café há 57 anos atrás. Na época, as condições não eram nada favoráveis. Firmino começou do zero com apenas poucos lotes para a sua produção e uma casinha de madeira simples para ele e a família viverem. Com o retorno de sua dedicação, pouco a pouco, sua estrutura foi melhorando e a família crescendo.

Mas foi há 10 anos que Florentino, um dos seus 9 filhos, tomou gosto pela coisa e se envolveu com a lavoura de seu pai, levando parte de sua produção para o mercado dos cafés especiais. Desde então, ele vem fazendo uma média de 30 sacas de café especial por ano, cada um melhor que o outro. Hoje a lavoura de 61 hectares tem as variedades de Catuaí 44, Catucaí Vermelho e Caturra Amarelo.

foto02

O processo de produção do Sítio é bem simples: Após a colheita o café é despolpado e colocado num tanque de água da noite para o dia. Logo cedo, é lavado com água limpa e depois despejado na estufa para secar.

foto03

foto04

Alex, filho de Florentino, acompanhando a torra do café do clube.

Acompanhando o processo de pertinho, podemos ver que Florentino busca fazer cada vez melhor, sempre de olho na valorização de seu produto. Ele colhe mais e mais informações para, a cada safra, atingir uma bebida de maior pontuação.

O café que você vai experimentar agora, de 86 pontos, nós garantimos… foi feito com muito amor e carinho!

Valorize o pequeno produtor! 🙂

Vem pro clube!

Screen Shot 2018-02-18 at 14.16.27