Essa semana a equipe do Have a Coffee pegou o carro e caiu na estrada. O destino? Barra Encoberta, Itarana-ES. Nesta viagem, fomos conhecer a fazenda Hartwig, de Laudelino Grunewld *in memoriam. O produtor faleceu em fevereiro deste ano, mas antes de sua passagem ele nos proporcionou a melhor safra de Catuaí Amarelo que já experimentamos! Um café avaliado em 90 pontos. Agora, os filhos de Laudelino assumiram o desafio de continuar a produção deste café excepcional. Veja como foi nossa visita!

captura-de-tela-2016-07-27-as-18-39-50

A história da lavoura de Laudelino começou ainda nos anos 80, quando o café na época era uma fonte de renda para boa parte da população de Barra Encoberta. Quem nos conta isso são os próprios filhos do produtor, Siderley e Sidney Grunewald. Segundo eles, o pai sempre teve uma relação especial com seu cafezal e, mesmo com o passar dos anos e a atividade de café não se tornar tão rentável, Laudelino continuava apostando no manejo das plantas e na qualidade dos grãos para se sustentar.

“Uma pessoa que vivia a roça e que dedicava boa parte do seu tempo ao plantio e cuidado da lavoura” – nos diz seu filho Siderley.

O que faz este café ser tão bom?

A produção familiar Grunewald tem muito carinho pelo que faz e uma estrutura incrível para separar seus melhores lotes. Laudelino também investiu na educação e nos estudos dos filhos, e ambos são formados em administração, o que faz com que os herdeiros toquem o seu empreendimento com mais planejamento, sabedoria e visão de longo prazo.

captura-de-tela-2016-07-27-as-18-40-16

Sidney e Siderley (na foto) sabem da grande responsabilidade que tem em mãos. Com suas formações, os produtores estão somando os aprendizados da faculdade com as boas lições que foram ensinadas pelo próprio Laudelino. Na prática, isso se traduz por novos projetos como estufas e novas lavouras na propriedade, além da contínua valorização da qualidade do café com o cuidado que sempre foi diferencial no resultado final. Segundo Sidney, na lavoura o pai sempre ensinou o passo-a-passo para a colheita de uma bebida fina, desde o plantio, adubagem, colheita, pós-colheita, secagem e armazenamento.

 

captura-de-tela-2016-07-27-as-18-39-07

Com amor e dedicação ao plantio familiar de mais de 30 anos e a tradição que lhes foi deixada, temos certeza que eles farão um ótimo trabalho!

Esta é a razão pela qual temos em nossas mãos um lote mais que especial para esse mês de agosto no clube. Um café de 90 pontos e a última safra de Laudelino Grunewald! Seremos eternamente gratos pelo seu trabalho e dedicação. Descanse em paz.

Paixão pelo café, e por poder contar histórias como essa!

captura-de-tela-2016-07-27-as-18-41-07

Descubra o Clube Have A Coffee e valorize a produção familiar de cafés artesanais:


Screen Shot 2018-02-18 at 14.16.27