Fotos e texto por Guilherme Loureiro

Nesse mês temos uma família focada no mercado dos cafés especiais. O Have A Coffee tem o prazer de apresentar: Família Miranda Vieira, do Sítio Cordilheiras do Caparó!

03

Com espírito empreendedor, Deneval Miranda Vieira, sua esposa Rosa Helena e os quatro filhos, buscaram inovar no segmento dos cafés e transformaram sonho em realidade. Depois de enfrentar muitas dificuldades para que o café amadurecesse uniformemente, Deneval percebeu a necessidade de buscar mais conhecimento para produzir um produto de qualidade, e foi assim que eles descobriram o mundo dos cafés especiais.

Como ele mesmo diz, o problema virou solução: antes do beneficiamento do café, passaram a fazer a colheita altamente selecionada e no ponto ideal de amadurecimento. Passaram a buscar constantemente a qualidade na produção e, para isso, através de pesquisas, eventos, simpósios e muito contato com as pessoas do meio, estudam para ter mais e mais informações relevantes para o seu negócio. Rosa diz que além do conhecimento, o capricho e paixão que eles têm pelo café nos mínimos detalhes fazem toda a diferença. Nós não temos a menos dúvida disso!

05

Preocupada em manter um desenvolvimento que seja sustentável tanto para eles quanto para a região, a família se reúne com a comunidade para mutirões educacionais sobre a coleta de lixo, além de estar em contato com sindicatos, cooperativas, prefeitura e até o governo para debater as melhorias necessárias para a região.

Assim como a maioria dos produtores do Espírito Santo, a família sofre com a falta de mão de obra disponível na região e às vezes não consegue colher todo o café à tempo. Com consciência sobre a importância de todas as etapas da produção, eles valorizam ao máximo o trabalho de toda mão envolvida no processo, para que cada um que toque aquele café tenha o prazer de trabalhar com cuidado e perfeição. “Procuramos aprender e ensinar sobre café e coisas da vida, numa relação de crescimento mútuo”.

02

Rosival Vieira, um dos quatro filhos, hoje faz curso de degustação e já está determinado a fazer a formação em q-grader para avaliar seus próprios lotes. Assim, eles vão descobrindo o real valor de seus trabalhos. Como Deneval, que se deu conta de que podia produzir um café de qualidade depois que ganhou um prêmio em 2010 e teve seu trabalho e dedicação reconhecidos. O maior objetivo do Have a Coffee é promover a valorização e o incentivo ao trabalho destas famílias.

Com uma produção de 80 mil árvores de café, a família pensa em futuramente abrir uma cafeteria no sítio para receber clientes, torrar e vender seus produtos. O lema deles é: “Não queremos ser grandes, queremos ser especiais”, e não negam que sonham alto: empreender, alta qualidade do produto, aprendizado e boas trocas. Nós comprovamos: grande parte deste sonho, já é realidade! Aproveite!

04

Ainda não é assinante?

Screen Shot 2018-02-18 at 14.16.27

 


Gui-PERFIL

Gui é caçador e torrador de cafés. Gosta de café frutado. Tijucano que vive hoje na paz das Montanhas Capixabas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.