A história da família Sartori já vem de longa data. Ézio faz parte da quarta geração atuando na cafeicultura e produz café especial desde 2002 ao lado de sua esposa.

Mas desde 1960, até meados de 1975, o pai dele já despolpava café considerado de boa qualidade e era exportado para a Alemanha.

Contudo, por falta de reconhecimento dos compradores em pagar um preço justo, abandonaram os investimentos em café de alta qualidade.

“Eu espero que o consumidor aprenda a consumir café bom. Principalmente o consumidor brasileiro, que assim como nós, fomos criados bebendo um café tinha que ser preto, escuro, um carvão cheio de açúcar. Mas a partir do momento que o consumidor provar um café especial e sentir os sabores que ficam na boca e valorizar isso, além de todo o processo por trás dessa bebida, as pessoas irão pagar um valor justo e condizente com as dificuldades em se produzir qualidade de verdade.”

Ézio Sartori
Estufa de terreiro suspenso

Dividimos a percepção e experiência de um produtor que passou a entender todo o processo do café especial.

Além do seu dia-a-dia na lavoura, hoje ele soma conhecimentos sobre métodos, torrefação e serviço.
A maior dificuldade ainda é a colheita pois na opinião dele, o mercado não está tão difícil.

Ézio acompanhando a torra

Hoje ele não tem mais dificuldade em vender seu café. Como consequência dos seus esforços, seus cafés estão sempre bem colocados em concursos e com preços justos para que se mantenha o estímulo de ter que colher seletivamente até 5 vezes por planta numa mesma safra.

Isso mesmo, na colheita seletiva realizada em sua lavoura ele realiza várias colheitas para que apenas o fruto em seu grau de maturação ideal seja retirado da planta. Resultando assim num café mais que especial.

Nós da equipe Have a Coffee estivemos no Sítio Raio de Luz para conferir de perto cada detalhe do processo e garantimos que tudo lá é feito com muito cuidado e amor. Aproveitem o café seleção de outubro!

Maria Aparecida Dalvi e Ézio Sartori

Ainda não faz parte do nosso Clube de Assinatura de Cafés Especiais?