A região (divisa entre dois estados MG/ES) abriga o Parque Nacional do Caparaó, criado em maio de 1961 pelo então presidente Jânio Quadros.

A primeira parada da equipe de Cofffee Hunters foi do lado mineiro no município de Alto Caparaó, cidade que abriga o portal de acesso ao Parque Nacional e também a Fazenda Ninho Àguia dos produtores Clayton Barrosa e Aides Monteiro, nosso destino final.

Ainda em Vitória/ES, recebemos a notícia de nosso grande amigo Jonathan Piazarollo (mestre de Torras da Trentino Cafés Especiais) de que um produtor do Caparaó estava com amostras de cafés incríveis. Arrumamos a bolsa e colocamos o “pé na estrada” assim que soubemos que o produtor era um ex-surfista de São Paulo que havia largado tudo e se mudado para o interior de Minas para plantar café.

trip-caparao-01

E foi exatamente o que encontramos assim que aterrisamos no Ninho da Águia. Clayton é uma figura ímpar — um cara super pacato e que nos recebeu com muita alegria.

ninhodaaguia

Tivemos a oportunidade de ver de perto tamanho do capricho e cuidado que Clayton tem com sua propriedade, além de dispor de um presente da natureza, um terroir realmente espetacular, qualidades essas que lhe renderam, ano passado, o título de melhor café do Brasil na premiação Coffee of the Year realizada na Semana Internacional do Café em BH.

Na ocosião selecionamos uma saca do (disputadíssimo) lote e premiamos nossos assinantes com aquele que, sem dúvidas, deixou paladares intrigados.

ninho0-01

O resto da viagem foi história, e o Sr Aides Monteiro (o simpático pai do Clayton) conhece e as conta como ninguém.

Abraços Cafeinados,

Ficha # Técnica

Fazenda Ninho Águia

Zona Rural de Alto Caparaó/MG

Clayton Barrossa Monteiro

Variedades Bourbon Amarelo, Mundo Novo, Catuai Vermelho