Nossa visita deste m√™s nos levou ao Capara√≥-ES, uma das regi√Ķes mais expressivas do pa√≠s quando se fala em caf√© especial e terroir.

E foi no S√≠tio Cordilheiras que come√ßamos, tomando aquele Caf√© da Rosa servido pelo nosso amigo Deneval, quem nos apresentou o caf√© do seu conterr√Ęneo Adriano Horst.

Foto

Deneval acredita que sua missão é melhorar o reconhecimento do nosso país em termos de produção de café especial já que somos referência em quantidade e não em qualidade para o mundo.

‚ÄúTemos regi√Ķes bel√≠ssimas, com condi√ß√Ķes ideais de cultivo, mas precisamos n√≥s produtores, entender mais sobre como melhorar a produ√ß√£o para se chegar no caf√© de qualidade. Eu mesmo fiz uma reciclagem absurda na minha vida. Eu falo que eu fiquei 5 anos estudando caf√© para ent√£o come√ßar na pr√°tica. Eu entendi que era uma miss√£o de n√≥s produtores, principalmente os que j√° est√£o em regi√Ķes de altitude consideradas melhores para cultivo e com certa organiza√ß√£o e reconhecimento, levar conhecimento adquirido para os nossos vizinhos que est√£o nessa busca tamb√©m. Antes eu achava que todo produtor poderia embarcar nessa de produzir caf√© especial, mas entendi que para produzir¬†caf√© especial precisa de produtor especial. Somente aqueles que est√£o dispostos a fazer todos os esfor√ßos necess√°rios para se chegar l√°. Alguns pensam em quanto vai valer o caf√© no final disso tudo. Mas o produtor especial √© aquele que na mesma hora abre a cabe√ßa para o novo e se pergunta: o que eu preciso aprender?‚ÄĚ (Deneval Miranda ‚Äď S√≠tio Cordilheiras do Capara√≥)

No √ļltimo evento de degusta√ß√£o de amostras no Coletivo Caf√©, onde compartilhamos desta miss√£o de dar for√ßa aos pequenos produtores, que nos deparamos com esse caf√© delicioso do Adriano e decidimos que seria sele√ß√£o do clube logo em maio, para que pud√©ssemos levar aos nossos assinantes essa mensagem de esfor√ßo cont√≠nuo e dedica√ß√£o, al√©m de nuances frutadas t√£o caracter√≠sticas da microrregi√£o.

Foto_Adriano_Blog

‚ÄúEu acho que tenho mais a aprender.‚ÄĚ (Adriano Horst)

Adriano j√° produz caf√© de qualidade desde 2015 mas ainda tem dificuldade em vender a pre√ßo mais justo que recompense o esfor√ßo f√≠sico e financeiro e por isso acaba por focar em apenas alguns talh√Ķes para produzir caf√© especial de qualidade superior.

O lote selecionado é um Cutucai 2sl e vem de um local específico na propriedade, com altitude de 1200 metros e alta insolação, o que garante Adriano, sejam caraterísticas de microclima que, juntamente com a própria variedade bem adaptada, traz um café bem gostoso e equilibrado.

Piloto de Enduro FIM, Adriano coleciona medalhas no esporte preferido e agora come√ßa a juntar t√≠tulos tamb√©m com seu caf√©. J√° ficou entre os melhores caf√©s no concurso de I√ļna-ES e ele pretende chegar mais longe com seu amor pelo cultivo de caf√© especial.

Nós da Have a Coffee estamos muito felizes em levar este café até os nossos assinantes, bem como mais consciência e transparência de todo o processo envolvido na produção até o resultado final na xícara.

Um ótimo café pra vocês!

Equipe HAVE A COFFEE

Foto_panoramica_Maio