Em chinês, a palavra crise é representada por dois caracteres que significam perigo e oportunidade. Na vida, passamos por diversos momentos de crise. Cada início e encerramento do ciclo vital geram, naturalmente, um abalo na estrutura anterior, desencadeando um desequilíbrio na homeostase.

No ciclo vital esse é o instante do “vai ou racha”, em que os caracteres chineses fazem todo o sentido. É a chance de usar a situação em seu benefício, para o seu crescimento, ou perigosamente de forma adversa. Isso ocorre quando resolvemos entrar na faculdade, casar ou ter filhos.

Um exemplo específico dessa situação é a saída do colégio, a perda da rotina conhecida, que gera um desconforto esperado. Daí, cabe à pessoa, nesse determinado momento, decidir se vai aproveitar a formatura como um privilégio de desenvolvimento e entrada em um novo ciclo, a faculdade, ou estagnar e paralisar nessa etapa da vida.

Não é à toa que a maior parte dos transtornos psicológicos, graves ou não, é desencadeada nesses períodos de mudança. São esquizofrênicos que surtaram justamente quando saíram de casa e tornaram-se responsáveis por si; os bipolares que tiveram sua primeira depressão quando se formaram e estavam prontos para exercer a profissão; aqueles que não suportaram a aposentadoria ou as mães que enfrentam uma depressão pós-parto.

A crise exige uma decisão. É o momento de se movimentar, escolher e se responsabilizar pelas consequências, não ser vítima dos tropeços da vida. É pilotar e direcionar a vida na mira dos seus sonhos. É o duelo da coragem e do medo. Quando a vida pede de nós atitude. O que faz da crise um perigo ou uma oportunidade é a forma com a qual você vai lidar com ela. Pé na tábua!

Screen Shot 2015-10-07 at 11.46.56 AM

“Uma parceria de café com ideias”

Estamos felizes de dividir com vocês a parceria entre o Sala de Ideias e o Have a Coffee.

Para novas ideias, nada mais produtivo que café. Seja entre amigos, em conversas promissoras, ou no seu ritual diário enquanto se inspira. A combinação perfeita entre os dois originou essa união que promete grandes momentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.