Um dos cafés seleção deste mês de agosto é da Fazenda São Lourenço II, em Venda Nova do Imigrante-ES. Do nosso vizinho, parceiro e amigo José Rubens Zandonadi. Engenheiro Agrônomo de profissão, o Zé Rubens contou pra gente que sua família já vem produzindo café de qualidade desde 1960. Seu pai, como presidente de cooperativa local e incentivador do uso de tecnologia na agricultura, produziam café especial despolpado, assim como outros produtores da região, que era exportado para a Alemanha desde então.
E além do café especial, a fazenda cultiva outras culturas como o abacate, a mexerica ponkan e cereais como o feijão e o milho para manter o equilíbrio financeiro. Sendo o abacate e a ponkan os principais no complemento da renda pois devido às características peculiares do clima local eles são colhidos em um período que poucos produtores podem ofertar os mesmos. A demanda neste período aumenta pela falta dos produtos no mercado.
“Me formei em agronomia e dei continuidade ao trabalho que minha família já vinha realizando há muito tempo com o café. Mas nunca fomos monocultura. Como o preço do café oscila muito, preferimos diversificar com outras produções para compensar quando o preço do café está muito aquém do esperado. A ponkan e algumas variedades de abacate que cultivamos por exemplo, chegam na entressafra do mercado e é uma produção que completa com uma boa renda pois a altitude local de 1.100 m ajuda bastante.”
Zé Rubens – Engenheiro Agrônomo e Produtor
Outra característica marcante é a preocupação que eles têm com a preservação do meio ambiente, sendo que cerca de 40% da área da propriedade onde o café é produzido é de Mata Atlântica nativa com recursos hídricos abundantes.
Num momento como este de pandemia, ele contou pra gente como vê a questão de produzir alimentos e poder manter o abastecimento normal.
“A agricultura não pode parar. Mesmo num momento como este de crise você tem que produzir o melhor possível para a população poder se alimentar. Porque os custos aumentam com os cuidados redobrados e com isso seu foco se divide em melhorar estes custos, o que não é fácil. Mas atividade agricultura não para e não pode parar, a humanidade precisa se alimentar.”
Zé Rubens – Engenheiro Agrônomo e Produtor
Ele contou ainda com foi a safra deste ano do café especial, com uma colheita muito boa mas a lavoura foi afetada pelo clima devido às chuvas intensas do final do ano passado e início deste ano.
“Choveu demais e as plantas floriram muito e com isso, elas anteciparam em torno de um mês e meio a colheita dos cafés especiais. Antes as colheitas eram realizadas entre setembro e outubro. Mas este ano ela já começou no final de junho.”
Zé Rubens – Engenheiro Agrônomo e Produtor
Em termos de consumo de café, mesmo com a situação atual de isolamento social, ele acredita que não afetou muito as vendas. As pessoas continuam a consumir café da mesma forma. O que mudou foi onde se consome o café especial. Antes eram nas cafeterias e agora na pandemia as pessoas passaram a consumir mais em casa.
“Houve uma pequena queda sim, mas não tão grande quanto se esperava. Tanto no caso do café quanto no consumo de frutas, hortaliças. A agricultura em si, ela que está conseguindo sustentar o PIB brasileiro e o saldo da balança comercial. Ela não deixou a desejar em nenhum momento.”
Zé Rubens – Engenheiro Agrônomo e Produtor
Com relação ao nosso clube de assinatura, perguntamos pra ele o que achou da mudança em enviar mais de um café por mês e ele respondeu:
“Achei interessante pois o consumidor final terá mais de uma opção e verá que existem diferenças entre regiões, entre climas, em altitudes diversas nos cafés. O café que eu produzo a 700m de altitude eu chego a 83 pontos. Já o café que foi enviado ao clube este mês, vem de uma altitude de 1.100m com nota entre 87 e 88. Que é um café super especial com características de acidez equilibrada e nuances de cana de açúcar e chocolate ao leite.”
Zé Rubens – Engenheiro Agrônomo e Produtor
Outra dica que ele deu é que este café fica muito bom coado ou espresso. E a gente concorda!
Um mix de catuaí amarelo e vermelho, os pacotinhos de café já chegaram em todo Brasil e foi sucesso total!
Ainda não faz parte do nosso clube de assinatura de cafés especiais?
VEM PRO CLUBE!