O café selecionado para o mês de Dezembro vem lá de Lajinha-MG e é fruto de um trabalho que começou com o pai do Marcos Chaves em 1982.

Filho de bioquímico, o Marcos herdou não só as lavouras, mas os conhecimentos de como melhorar a produção com adequada adubação do solo e análises bioquímicas das plantas.

Região com 1.100m de altitude, trouxe a possibilidade de iniciar há 15 anos o trabalho com café de qualidade. E foi quando o Marcos se interessou em aprender com o pai e ajudar a melhorar cada vez mais a produção.

“Na época em que compramos esta propriedade a essa altitude, meu pai era taxado como louco. As pessoas produziam café mais aqui na região de 600 m de altitude. Lá em cima só tinha samambaia e ninguém acreditava que poderia dar certo. E por acaso começaram a sair cafés bons dali e foi quando eu me interessei a começar a ajudar. Eu na ocasião, não gostava de café por estar acostumado ao aroma e paladar do café tradicional. Mas quando entendi e percebi a diferença do café especial foi que me encantei e não parei mais de me dedicar a melhorar a qualidade.”

Marcos Chaves

Hoje em dia ele consegue dizer de qual talhão sai o melhor café e o que é feito para se chegar neste resultado. Sempre em busca da qualidade, ele nos contou que é preciso estar com as plantas bem nutridas, como o potássio por exemplo, que ajuda a aumentar a doçura e o tamanho do grão. Pois segundo ele, o tamanho do grão ajuda na uniformidade na hora da torra. 

Além disso, prestar bastante atenção na hora certa de colher. Quando o fruto está no seu auge de maturação. Fruto verde traz muito defeito ao café.

“O nutricional e a forma de colher são sempre diferentes e baseados nas características da localidade da lavoura. Então entramos no lado da química do café, da fisiologia da planta. Esses conhecimentos do meu pai nos ajudou muito para implantar melhorias na lavoura.”

Marcos Chaves

Atualmente o Marcos está a frente da produção dos cafés e buscando sempre evoluir. E para manter o negócio funcionando, opta por parte da lavoura ser dedicada a produtividade com foco em lucro e uma outra frente dos super especiais, que são os café tratados com muito carinho por ele e sua equipe.

Mas quando falamos em produtividade, não estamos nos referindo só a cafés tradicionais. Ele contou que quase 60% da produção é acima de 80 pontos e recebe tratamento para chegar aos super especiais que alcançam notas maiores.

“Os cafés super especiais exigem mais esforço e dedicação, com pelo menos 30 dias para secar de maneira correta. Além disso, esperamos 2 meses descansando para então ser descascado. E antes disso, toda a estrutura de beneficiamento é devidamente higienizada para receber esse café.”

Marcos Chaves

Com isso, ele previne qualquer contaminação indesejada!

E olha que legal como ele definiu bem a diferença das etapas de beneficiamento x re-beneficiamento:

“O beneficiamento começa a partir do momento em que retiramos o fruto do café da árvore. O processo via úmida, que é despolpar o café ou lavar o café para tirar os bóias. Quando fazemos uma pré-secagem no café, secar e pilar o café. Tudo isso é beneficiamento, que resulta no café “bica corrida”. Agora, quando começamos a falar em peneira 16 acima, passar na peneira comum ou eletrônica, passar na densimétrica para retirar os grãos com broca, grãos pretos, quebrados etc, já é considerado re-beneficiamento. Aqui é quando começa a reduzir a quantidade de defeitos.”

Marcos Chaves

O cuidado é grande e deve ocorrer em cada etapa para que o café seja especial e mantenha as caraterísticas tão procuradas. Não podemos esquecer do armazenamento que deve ser o melhor possível. Ele indica locais com temperatura e umidade controladas e usar grainpro para não entrar umidade nas sacas.

Há quatro anos os cafés dele ficam entre os 10 melhores da região e comprova que tanto esforço está sendo reconhecido.

Finalizamos nossa conversa, com o que o Marcos espera que nossos assinantes encontrem no café dele , um café com acidez cítrica, que é característica da região, floral e uma doçura bem legal!


Vem pro clube e garanta cafés especiais chegando todo mês na sua casa!