Foi a escolha perfeita (e natural) para o Have a Coffee: um produtor que sempre esteve presente, trocando ideias e conhecimento. A Fazenda São Lourenço, localizada no município de Venda Nova do Imigrante, bem ali ao lado da sede do Coletivo Café, é propriedade de José Rubens Zandonadi. Ele estabeleceu uma relação não somente com a gente, mas com todo o entorno. Por isso, há um sabor todo especial em selecionar o seu grão para o mês de setembro.

IMG_7635

 

“Em 2016, comecei a me envolver mais com o trabalho do Coletivo Café depois de receber um convite para assistir a uma palestra com o Guilherme e Marcos, na qual eles expuseram as ações que desenvolviam junto aos produtores. Pude perceber que o Coletivo conseguia aproximar o produtor do consumidor final, o que sempre foi uma das necessidades da produção de cafés especiais.”

– explica José Rubens.

 

Um café de respeito

IMG_7641
IMG_7709

A bebida que vocês vão experimentar na xícara é o resultado de muito respeito à cultura do café, às pessoas envolvidas nesse processo e à natureza da região. A lavoura do José Rubens respeita todo o bioma ao redor da propriedade, com cerca de 40% da Mata Atlântica preservadas – ao invés dos 20% exigidos pela legislação. Além disso, reúne parceiros e colaboradores locais, fortalecendo o ciclo cafeeiro do Espírito Santo e gerando emprego e renda.

O café está na família de José Rubens desde a década de 1950. Seu pai, Máximo Zandonadi, foi um dos pioneiros na produção de grãos de qualidade em Venda Nova do Imigrante. Também foi um dos dirigentes da primeira cooperativa de produtores. Aos poucos, José Rubens e seus irmãos deram continuidade à atividade, usando todo o conhecimento herdado do pai e aplicando inovações tecnológicas para desenvolver outras culturas.

IMG_7664

 

“A minha principal atividade é a cultura do café. No entanto, devido ao clima e à altitude, que retardam o amadurecimento, também cultivamos tangerina ponkan, abacate e outros grãos, como feijão e milho. Essas outras culturas complementam a receita e mantêm o equilíbrio financeiro da propriedade.”

– conta José Rubens.

 

Uma relação duradoura

A Fazenda São Lourenço é uma propriedade familiar localizada em uma região de montanhas a aproximadamente 1.100m de altitude, com grande reserva hídrica. Lá, José Rubens e seus parceiros aplicam técnicas de controle de erosão e boas práticas de manejo do solo, preservando a fauna e os mananciais de água. O resultado é um café intenso, mas de sabor bastante equilibrado, cujo aroma delicioso lembra caramelo e chocolate.

IMG_7621
IMG_7626

 

Temos certeza que quem provar esse café vai querer estabelecer uma longa e duradoura relação afetiva.

Ficou com vontade de prova-lo? Assine o Have a Coffee!


Eduardo Frota-perfil

Eduardo Frota é jornalista, barista e apaixonado por café