Se você é apaixonado por café, provavelmente já ouviu falar da Serra do Caparaó. Localizada na divisa do sudoeste do Espírito Santo com Minas Gerais, a região vem se tornando uma força na disseminação da cultura dos cafés especiais.
Para se ter uma ideia da dimensão que o Caparaó vem ganhando, os três últimos vencedores do prêmio Coffee of The Year vieram de lá. O atual campeão, Afonso Donizete Lacerda, do Sítio Pedra Menina, foi a seleção de novembro do ano passado aqui no Have a Coffee.
Café a perder de vista…
De natureza exuberante, a Serra do Caparaó tem uma paisagem de tirar o fôlego. Na estrada, ao longe, já é possível notar os milhares de pés de café se erguendo pelas montanhas. O clima é fresco e agradável o ano inteiro, com chuvas bem distribuídas – o que garante uma uniformidade no plantio e na colheita.
A infraestrutura do setor turístico também floresceu por lá. Atualmente, há muitas pousadas, restaurantes e até fazendas com roteiros cafeeiros, nos quais o visitante pode fazer uma imersão no mundo do café e entender toda a cadeia produtiva, do plantio das sementes até a torra dos grãos.
Por que o café de lá é tão bom?
Por estar em uma região de serra, com altitudes que variam de 1.100 a 1.400 metros em relação ao nível do mar, as propriedades do Caparaó têm como característica uma produção mais controlada, uma vez que a maturação dos frutos leva mais tempo. No entanto, é justamente esse processo tardio que faz com que o grão absorva mais açúcares e minerais, resultando numa bebida cheia de sabor na xícara.
Outro aspecto importante do Caparaó são seus diversos microclimas. Isso quer dizer que diferentes taliões conferem sabores, aromas e notas sensoriais distintos. Ou seja, para os amantes do café, passear pelas centenas de propriedades familiares do lugar é como estar em um parque de diversões repleto de novidades a serem descobertas.
“Estivemos no Caparaó e lembramos de você”
É isso que o Have a Coffee faz: descobre esses produtores e leva aos consumidores seus grãos especiais. A boa notícia para os nossos assinantes é que os três próximos cafés que selecionamos são da Serra do Caparaó. Um mais saboroso que o outro.
Ainda não é assinante? Clique aqui. Corra, porque até o fim do ano tem Caparaó na xícara!
Eduardo Frota é jornalista, barista e apaixonado por café